16 / 04 / 24

Prefeitura Empreendedora premia gestões públicas comprometidas com o desenvolvimento socioeconômico

O Prêmio Sebrae Prefeitura Empreendedora anunciou, na noite de ontem (15), os municípios vencedores da etapa estadual, finalizando a 12ª edição da premiação em Alagoas. A solenidade aconteceu na Associação Comercial de Maceió, no Jaraguá, e reuniu os representantes das prefeituras participantes.

Ao todo, foram 33 projetos inscritos, 19 finalistas e 10 vencedores na premiação que busca reconhecer os gestores públicos comprometidos com o desenvolvimento socioeconômico dos seus municípios, destacando os projetos que estimulem o empreendedorismo, a competitividade dos pequenos negócios e a modernização da gestão pública local.

Membro do Conselho Deliberativo Estadual (CDE) do Sebrae Alagoas e presidente do Sistema Fecomério-Sesc-Senac Alagoas, Adeildo Sotero, prestigiou o evento. Para ele, a iniciativa é importante “para estimular a concorrência saudável entre gestores públicos, concretizando práticas que estimulam o desenvolvimento por meio do empreendedorismo. E quando a cidade cresce, o comércio de bens, serviços e turismo também cresce”.

“Somos todos municipalistas, pois onde o empreendedorismo nasce é exatamente nos municípios. O Sebrae tem contribuído sempre para o desenvolvimento dos municípios no estado de Alagoas. Cada um de vocês tem uma responsabilidade muito grande e hoje são exemplos para outras prefeituras”, afirmou Domício Silva presidente do CDE do Sebrae Alagoas.

Os vencedores foram: Cidade Empreendedora – São Miguel dos Campos; Sala do Empreendedor – Delmiro Gouveia; Empreendedorismo na Escola – Atalaia; Simplificação e fomento ao empreendedorismo – Arapiraca; Compras governamentais – Limoeiro de Anadia; Inclusão produtiva – Pilar; Turismo e Identidade Territorial – Penedo; Sustentabilidade e Meio Ambiente – Coruripe; Empreendedorismo Rural – São José da Tapera; e Governança Territorial – Piranhas.

Todos estes projetos estão, automaticamente, na seletiva da etapa nacional, prevista para acontecer no próximo dia 11 de junho. No ano passado, Alagoas foi representada pelo município do Pilar. A cidade foi uma das que investiu em iniciativas com foco no pequeno negócio e levou o prêmio em 2023. Em 2021, foram mais de 1,6 mil inscrições de 1.327 prefeituras de todos os estados do país.

Sebrae Alagoas

FONTE: Agência Sebrae Alagoas (com adaptações).

 

16 / 04 / 24