Fundada em 29 de julho de 1948, com carta sindical datada de 04 de novembro do mesmo ano, a Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de Alagoas – Fecomércio AL é uma entidade sindical patronal de segundo grau, reconhecida pelo Ministério do Trabalho e Emprego. Sua finalidade é representar as categorias econômicas do Comércio e Serviços no Estado de Alagoas, o que se materializa através dos sindicatos filiados ou diretamente pela Federação onde as categorias não estão organizadas.

A Federação do Comércio de Alagoas integra, a nível nacional, o Sistema Confederativo da Representação Sindical do Comércio – Sicomercio, que tem por órgão máximo a Confederação Nacional do Comércio – CNC, entidade sindical patronal de primeiro grau e à qual a Fecomercio Alagoas é filiada.

Cabe ainda às federações, representar a categoria em todos os níveis e instâncias perante os poderes públicos, sindicatos patronais e de empregados; participar de debates e atuar na condução de assuntos de interesse das classes produtoras; participar de processos de negociação coletiva de trabalho e firmar os respectivos acordos trabalhistas anuais ou dissídios coletivos.

Também é função das federações do comércio em cada estado administrar as entidades SESC – Serviço Social do Comércio e SENAC – Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial, em prol do bem-estar dos comerciários e seus dependentes e da formação de profissionais para o setor.