Confiança dos empresários de Maceió mantém-se no mesmo patamar registrado em agosto

A pesquisa que avalia as expectativas econômicas dos empresários do setor de comércio de Maceió indica um quadro relativamente inalterado nas expectativas no mês de setembro. Em agosto o índice registrou 111,7 pontos e, em setembro, 111,5; dados da pesquisa do Índice de Confiança Empresário do Comércio (ICEC) realizada pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) com o apoio do Instituto Fecomércio/AL de Estudos, Pesquisas e Desenvolvimento (IFEPD).
De acordo com o Instituto Fecomércio/AL, o resultado do ICEC demonstra cautela por parte dos empresários do setor e reflete fato de setembro ser o mês antecedente ao primeiro turno das eleições. Embora tenha mantido praticamente o mesmo desempenho de agosto, com a leve redução em setembro foi a quinta vez consecutiva que o índice registrou queda.
O ICEC é composto por três índices: Condições Atuais do Empresário do Comércio (ICAEC); Expectativa do Empresário do Comércio (IEEC) e Investimento do Empresário do Comércio (IIEC). A queda geral da confiança foi puxada pelo desempenho negativo do ICAEC (-6,3). Em contrapartida, assim como aconteceu em agosto, o IEEC obteve desempenho positivo: saiu de 142,2 pontos alcançados naquele mês para 145,6 em setembro.
Em relação aos investimentos do empresariado, o Indicador de Contratação de Funcionário (IC), que compõe o IIEC, também registrou elevação, saindo de 119,6 (agosto) para 127,8 (setembro). Dentro desse indicador, percebe-se que as empresas com porte de até 50 funcionários são as que mais pretendem contratar, com 72,9% das intenções, enquanto nas empresas com mais de 50 empregados o percentual é de 27,1%.
A pesquisa pode ser acessada na íntegra no site do IFEPD: www.fecomercio-al.com.br/ifepd