Na Câmara, Fecomércio articula a criação de uma Frente Parlamentar
Reunião entre Adeildo Sotero e Chico Filho aconteceu nesta terça-feira (9) na Casa Legislativa
Para criar um espaço de diálogo permanente entre o Poder Legislativo e os empresários da capital, o presidente da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de Alagoas (Fecomércio AL), Adeildo Sotero, em reunião com o presidente da Câmara Legislativa de Maceió, vereador Chico Filho, propôs a criação da Frente Parlamentar do Comércio de Bens, de Serviços e Turismo. O encontro aconteceu nesta terça-feira (09.09), na sede do legislativo.
No pleito, formalizado via ofício, a Federação ressalta o papel estratégico do segmento para a economia e acredita que a Frente favorecerá o debate acerca das proposições legislativas, com atenção aos atos do Executivo municipal para que os mesmos não causem danos às empresas do comércio. Outros pontos levantados foram o fortalecimento da economia local por meio de políticas públicas de incentivo à geração de emprego e renda; o apoio às micro e pequenas empresas, especialmente em relação à desburocratização a aos Projetos de Leis que possam impactar o setor; e a promoção do Turismo, reconhecendo-o como vetor de desenvolvimento sustentável.
“A criação da Frente Parlamentar do Comércio de Bens, de Serviços e Turismo busca a aproximação entre as demandas dos empresários e a atuação do legislativo para, a partir dessa ponte, auxiliar o desenvolvimento econômico. Com isso, o ganha toda a sociedade, pois com o setor fortalecido, mais empregos são gerados e maior a circulação de renda”, reforçou Adeildo Sotero, presidente da Fecomércio AL.
Para o presidente da Câmara, a pauta defendida pela Federação é fundamental. “Quem conhece Maceió sabe: o comércio é um dos motores de nossa cidade. Aproximar a Câmara Municipal de Maceió das instituições que geram emprego e oportunidades é fortalecer a nossa gente”, disse Chico Filho.
O parlamentar relembrou que, na legislatura de 2017, já havia integrado a Frente Parlamentar em Defesa da Atividade Produtiva do Comércio de Maceió, presidida, à época, pelo vereador Francisco Salles e instaurada por interlocução da Fecomércio; por isso sabe da importância desse canal. “De fato, quem faz as coisas acontecerem não é o poder público, mas sim a iniciativa privada. O movimento é do setor produtivo para o poder público. Se não houver impedimento pelo fato de eu ser presidente da Câmara, não abro mão de ser presidente da Frente”, afirmou.
O encontro foi acompanhado pelo vereador Aldo Loureiro; pelo diretor administrativo da Fecomércio, José Antônio Vieira; pela superintendente da entidade, Francielly Rodrigues; pelos assessores da Federação Cláudia Pessôa, parlamentar, e João Mousinho, relações institucionais; pelo diretor de Comunicação da Câmara, Alexandre Lino; e pelo chefe de gabinete da presidência da casa legislativa, Rodolfo Barros.