18 / 04 / 24

Intenção de consumo das famílias brasileiras tem primeira alta no ano

Avanço de 0,4% sucede a quatro meses de quedas consecutivas. O indicador, que está na zona do otimismo desde agosto de 2023, aumentou 6,1% na variação anual

No Brasil, a Intenção de Consumo das Famílias (ICF) aumentou 0,4% em abril, descontados os efeitos sazonais. Esse é o primeiro resultado positivo após quatro meses de queda. O índice, apurado mensalmente pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), fechou o mês em 103,1 pontos, na zona de otimismo, em que permanece desde agosto de 2023. A variação anual é de alta de 6,1%.

Os subindicadores emprego atual, renda atual e nível de consumo atual tiveram alta de 0,5%, 0,2% e 1,4%, respectivamente. No entanto, apenas os dois primeiros estão na zona de satisfação – a avaliação dos consumidores sobre o nível de consumo atual está em 88,8 pontos. Nos últimos 12 meses, o ponto mais alto desse subindicador foram os 92,4 pontos atingidos em janeiro. A última vez que as famílias estiveram satisfeitas com seu consumo atual foi em janeiro de 2015, com 100,8 pontos.

Sobre o futuro, os consumidores estão otimistas. A perspectiva profissional aumentou 0,2% em abril, com 114,6 pontos, e a expectativa de consumo para os próximos meses cresceu 1,4%, atingindo 106,7 pontos. A avaliação sobre o acesso ao crédito ainda é negativa, com 94,1 pontos, mas houve aumento, em relação a março, de 0,9%. O único subindicador que diminuiu, no mês, foi o momento para compra de duráveis, que caiu 0,4% e é aquele com menor satisfação, na casa dos 67,1 pontos, mas está 20,3% acima do registrado no mesmo mês de 2023.

O início de uma possível retomada da curva de crescimento da ICF como um todo é atribuído à redução das taxas de juros para as pessoas físicas, o que reflete na redução da inadimplência dos consumidores. Conforme a Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor (Peic), também realizada pela CNC, 28,6% das famílias estavam inadimplentes em março, percentual menor do que há um ano.

“A disponibilidade de crédito desempenha um papel importante no consumo das famílias e, consequentemente, aquece a economia como um todo”, afirma o presidente da CNC, José Roberto Tadros. Ele alerta, no entanto, que há desaceleração do saldo de concessões de crédito ao longo dos últimos 12 meses, o que mantém a atenção do varejo, por conta da redução desse tipo de recurso nos próximos meses.

 

Alagoas

Em Alagoas, o Índice de Consumo das Famílias (ICF) registrou 103,1 pontos em abril deste ano, registrando elevação quando comparado a abril de 2023 (97,1 pontos). O ICF é composto por sete subíndices e, deles, somente o de Emprego Atual teve desempenho positivo, com 0,2. Os demais foram: Perspectiva Profissional, -1,0; Renda Atual, -0,4; Compra a Prazo (acesso ao crédito), -0,5; Nível de Consumo Atual, -1,2; Perspectiva de Consumo, -1,5; Momento para Duráveis, -4,0.

Confira AQUI o relatório com os dados da Intenção de Consumo das Famílias (Alagoas) para o mês de abril.

18 / 04 / 24