Caravana Brasil Para Elas estimula empreendedorismo no Benedito Bentes

Com programação voltada para o público feminino, iniciativa reuniu dezenas de mulheres em dia de palestras e serviços personalizados

O presidente do Sistema Fecomércio/Sesc/Senac Alagoas, Gilton Lima, marcou presença nesta quinta-feira (30) na Caravana Brasil Para Elas, realizada na Escola Sesi Senai, no Benedito Bentes, em Maceió. A ação é uma iniciativa do Governo Federal, em parceria com a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), amparada por decreto assinado no dia 8 de março, Dia da Mulher, e tem o propósito de discutir e estimular o empreendedorismo feminino nas capitais brasileiras.

Na solenidade de abertura, que contou com a presença de personalidades públicas locais e nacionais, a subsecretária de Micro e Pequenas Empresas, Empreendedorismo e Artesanato do Ministério da Economia, Caroline Busatto, destacou a importância da presença da mulher nas ações que visam o desenvolvimento do país e ressaltou que a caravana busca promover o empreendedorismo em momento oportuno, que é o de recuperação econômica, em meio aos desafios impostos pela pandemia de Covid-19.

“O Brasil Para Elas é uma resposta para a gente construir o futuro que a gente quer”, observou. Entusiasmada com a adesão de um grande número de mulheres à proposta da caravana, Busatto salientou ainda a grande procura pelos cursos gratuitos ofertados pelo Senac no evento. “Isso faz valer a pena cada esforço”, concluiu.

O presidente da Fecomércio AL afirmou que a caravana é um momento ímpar. Em seu discurso na solenidade de abertura, em referência à força da mulher, o empresário destacou o empenho de sua mãe para criar e educar os filhos. “Ela saía vendendo panelas de alumínio e utensílios domésticos de porta em porta para conseguir o nosso sustento. E hoje, graças a ela, eu posso dizer que sinto orgulho de estar aqui diante de vocês representando a Fecomércio”, ressaltou.

Em Maceió, a programação da caravana disponibilizou palestras e serviços como abertura de conta bancária, formalização de negócios, corte de cabelo, maquiagem, esmaltação, massagem relaxante e pré-inscrição a cursos gratuitos nas áreas de beleza, gastronomia, moda e turismo. Além de tendas do Sebrae, Banco do Nordeste e outros parceiros, o público presente foi atendido também nas tendas do Sesc, do Senac e da Fecomércio AL, que ofertou serviços em parceria com a Câmara Empresarial de Afroempreendedores.

Além de Lima e Busatto, o evento contou ainda com a presença de personalidades como o diretor de Relações Institucionais do Departamento Nacional do Senac, Antônio Henrique Borges, que representou o presidente da CNC, José Roberto Tadros; a deputada estadual e coordenadora da Frente Parlamentar em Defesa do Comércio, Jó Pereira; e o superintendente estadual do Banco do Nordeste, Sidinei Reis Dos Santos.