Fecomércio AL recebe conselheiro de Comércio e Investimentos do Paquistão

Reunião realizada nesta quinta-feira discutiu o estreitamento de relações comerciais entre Alagoas e o país asiático

O presidente da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de Alagoas (Fecomércio AL), Gilton Lima, recebeu nesta quinta-feira (3) o conselheiro de Comércio e Investimentos do Paquistão, Waqas Alam. O encontro serviu para tratar do estreitamento das relações comerciais entre o país asiático e Alagoas.

Na oportunidade, Lima destacou a importância das tratativas internacionais para o desenvolvimento do Comércio, a exemplo dos resultados obtidos com as missões empresariais promovidas pela Federação para a China. “Estamos felizes com a visita. Assim que soubemos do interesse, nos colocamos a disposição para realizar esse encontro. Faremos o que estiver ao nosso alcance para que a volta para a embaixada seja com boas expectativas”, observou.

De acordo com Waqas, o trabalho que vem sendo realizado junto à embaixada é o de estreitar as relações com o Brasil. “O meu propósito é promover os negócios. No caso, entre as empresas do Paquistão e as de Alagoas. Minha visita é para apresentar os nossos produtos e conhecer os produtos alagoanos”, concluiu.

O conselheiro de Comércio e Investimentos do Paquistão ressaltou ainda que o Brasil possui uma maior extensão territorial, mas pontuou que as duas nações são similares economicamente. Na reunião, Waqas apresentou uma série de produtos, serviços e tecnologias voltados para a exportação no país asiático, a exemplo de tapetes, jeans, sal rosa, artigos esportivos, talheres, acessórios de couro, tâmaras, arroz, ventiladores de teto e equipamentos de segurança.

Para o assessor econômico da Fecomércio AL, Victor Hortencio, os números de importação e exportação entre os dois países indicam que ainda há margem de crescimento para que se alcance uma maior representatividade frente aos demais pares internacionais. De acordo com os dados oficias apresentados pelo economista, o Brasil exporta para o Paquistão R$ 1,2 bilhão em produtos, enquanto que importa aproximadamente R$ 95 milhões.

Em se tratando de Alagoas, o volume de produtos importados do país asiático é de cerca de R$ 760 mil, com destaque para tecido de poliéster, que representa mais de 50% do total; talheres, com 11%; e copos de vidro, com 10%.

A reunião contou ainda com a presença do presidente da Câmara de Negócios Internacionais de Alagoas (CNIA), Luizandré Barreto, que estava acompanhado por membros da diretoria.