Fecomércio AL recebe prefeitos de Quebrangulo e Paulo Jacinto e propõe parceria

O encontro marca a retomada das reuniões com gestores municipais

O presidente da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de Alagoas (Fecomércio AL), Gilton Lima, recebeu nesta quinta-feira (6), os prefeitos de Quebrangulo, Marcelo Lima, e de Paulo Jacinto, Francisco Manoel Ferreira. Acompanhados pelo deputado estadual Davi Maia, os gestores municipais discutiram a possibilidade de firmar parceria com a Fecomércio AL com o propósito de fortalecer a economia e gerar mais empregos.

Para o presidente da Federação, enquanto representante da categoria que mais cria oportunidades em Alagoas, tanto no Comércio quanto em Serviços, um dos objetivos de sua gestão é ajudar a promover o crescimento do estado. “É importante que os municípios invistam, mas que, principalmente, invistam em capacitação voltada para o perfil do mercado de trabalho local. Estamos abertos ao diálogo e temos interesse em formalizar parcerias. Esse é o nosso legado”, ressaltou.

A diretora regional do Serviço Social do Comércio (Sesc), Maria Ivanilda da Silva, destacou ainda que, ao firmar o convênio, além do suporte dado pela Fecomércio AL, as prefeituras recebem também os serviços oferecidos por Sesc e Senac (Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial). “A qualificação profissional tem salvado vidas, tornando as pessoas autossuficientes. Nesse contexto, a proposta do Senac vai partir de uma necessidade do município. E hoje em dia ter atenção ao nosso bem-estar é fundamental. É aí que entra o Sesc. Nossos serviços englobam diversas áreas e também podemos alinhá-los com as necessidades específicas da região”, observou.

De acordo com o assessor econômico da Federação, Victor Hortencio, é importante ressaltar que, conforme os dados históricos divulgados pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), municípios como Quebrangulo e Paulo Jacinto vêm passando por uma redução populacional. Segundo Hortencio, um dos fatores que gera esse quadro é a ausência de oportunidades de trabalho e, diante disso, a população acaba optando por migrar para a capital e outras regiões.

Em encontro que contou ainda com uma apresentação das ações que vêm sendo realizadas pela Federação, ministrada pelo superintendente da entidade, Allan Souza, os prefeitos das duas cidades se mostraram favoráveis à formalização de uma parceria. “Nós precisamos de capacitação. Queremos gerar oportunidades e investir bem o dinheiro público. E é aí que entra a Fecomércio”, ressaltou o prefeito de Quebrangulo.

A reunião, que serviu como início das tratativas entre a Federação e os gestores municipais dos dois municípios, contou ainda com as presenças da assessora legislativa da Fecomércio AL, Cláudia Pessoa; do 1º e do 2º vice-presidentes da entidade, Valdomiro Feitosa e Arthur Guillou, respectivamente; do presidente do Sincofarma Alagoas, José Antonio Vieira; e dos secretários municipais de Gestão Governamental e Articulação Política e de Desenvolvimento Econômico, Indústria, Comércio e Turismo de Palmeira dos Índios, Antônio José Pereira da Fonseca e Cléa Mascarenhas, respectivamente.