Fecomércio AL prestigia leilão de concessão dos serviços de saneamento básico para o interior de Alagoas

Gilton Lima acompanhou de perto a iniciativa que vai proporcionar um investimento de R$ 4,5 bilhões no estado

O presidente da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de Alagoas (Fecomércio AL) e do Sindilojas Palmeira dos Índios, Gilton Lima, esteve presente no leilão de concessão dos serviços de saneamento básico e esgotamento sanitário dos blocos B e C de Alagoas, realizado nesta segunda-feira (13), no balcão da Bolsa de Valores do Brasil, a B3. O processo faz parte do projeto do governo de Alagoas para promover a universalização do acesso à água potável e esgotamento sanitário a 90% da população até 2033.

A iniciativa contempla 61 municípios alagoanos, distribuídos nas regiões agreste, sertão, zona da mata e litoral, beneficiando mais de 1,3 milhão de pessoas. “É um passo muito importante para Palmeira dos Índios e demais municípios alagoanos. O investimento que será realizado vai beneficiar tanto a população quanto o Comércio”, ressaltou Lima.

Além do presidente da Fecomércio AL, a comitiva liderada pelo governador Renan Filho contou ainda com secretários estaduais e personalidades políticas como o prefeito de Palmeira dos Índios, Júlio Cezar, que comemorou a conquista para o município, o qual deve receber um investimento de R$ 100 milhões para otimização do serviço na região.

Os consórcios Alagoas (formado pela empresa espanhola Allonda e pela brasileira Conasa) e Mundaú (integrado pela espanhola Cymi, e pela brasileira Aviva Ambiental) venceram o leilão ao oferecerem outorgas de R$ 1,215 bilhão e R$ 430 milhões, respectivamente, para prestação de serviços de saneamento básico pelos próximos 35 anos a 61 municípios do estado, até então administrados pela Casal (Companhia de Saneamento de Alagoas). Somando investimentos e outorga, o valor total é de R$ 4,5 bilhões.