Fecomércio inicia série de palestras para seus colaboradores

Ação mensal será focada em temas nas áreas de gestão e relações de trabalho

A Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de Alagoas (Fecomércio AL) iniciou, na última sexta-feira (12.11), uma série de palestras mensais na área de gestão e relações de trabalho. Temas como ética, marketing pessoal e comunicação serão debatidos por profissionais convidados de entidades parceiras com os colaboradores da Federação. A palestra de sexta foi “A importância da comunicação nas instituições”, com Janicléa Luz, instrutora do Senac AL.

O presidente da Fecomércio, Gilton Lima, destaca que a iniciativa visa enriquecer o capital humano da entidade. “É uma forma de compartilhar conhecimento e aperfeiçoar nossos processos internos. Nós representamos setores importantes para nossa economia e, neste trabalho, precisamos oferecer o melhor. Por isso é importante sempre qualificar nossos colaboradores”, avalia.

A importância da interação também é destacada pela gestora de Recursos Humanos da Federação, Tahinara Franquêta. “Toda forma de conhecimento é válida para agregar valores e enriquecer as relações interpessoais dentro do ambiente de trabalho”, ressalta.

Comunicação

“A depender da complexidade e do tamanho da instituição, mais de deve investir em comunicação institucional interna”, destacou Janicléa Luz ao iniciar a palestra. Ela explicou que o papel da comunicação institucional é transmitir para os públicos de relacionamento e a sociedade em geral o que uma organização faz.

Isto faz com que a entidade se aproxime de seus clientes, sinta uma melhora no clima organizacional e na produtividade, além de conquistar mais metas e resultados. Entre as dicas dadas pela profissional para que estes resultados sejam alcançados, estão: propagar entre os colaboradores a assimilação da missão, visão e valores, bem como os objetivos de negócios da empresa; inspirar, motivar e engajar os colaboradores; fortalecer o relacionamento com a comunidade, clientes e demais públicos de interesse; facilitar processos de negociação interna e externa; aumentar a visibilidade e participação da empresa no mercado com a divulgação de produtos e serviços; gerenciar crises internas e externas; otimizar a tomada de decisões e melhorar a relação com a imprensa.

A próxima palestra do projeto será no dia 10 de dezembro.