Autoescola: João Batista recebe Título de Cidadão Honorário de Alagoas

Gilton Lima, presidente da Fecomércio, prestigiou solenidade nesta sexta, na ALE

O presidente da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de Alagoas (Fecomércio AL), Gilton Lima, prestigiou na manhã desta sexta-feira (26.11), a entrega do Título de Cidadão Honorário de Alagoas concedido pela Assembleia Legislativa do Estado (ALE) ao presidente do Sindicato dos Centros de Formação de Condutores (SindCFC Alagoas), João Batista.

O sindicato é uma das entidades parceiras da Federação e, com o apoio da entidade, obteve algumas conquistas para a categoria. Exemplo disto é que, após a decretação da situação de emergência em Alagoas, o sindicato procurou a Fecomércio solicitando o apoio da entidade frente aos pleitos do setor. Assim, em julho de 2020, visando amenizar os prejuízos provocados pelo Covid-19, as duas entidades conseguiram, junto à Agência de Fomento de Alagoas (Desenvolve) e o Departamento Estadual de Trânsito (Detran), o acesso a uma linha de crédito para os empresários do segmento autoescola. A Federação também instituiu a Câmara Empresarial das Autoescolas e, junto ao Governo do Estado, reforçou o pleito para que o site do Detran passasse a permitir a impressão das guias de primeira habilitação, o que ocorreu.

Para Lima, a escolha de ALE ratifica o trabalho desenvolvido por Batista. “É uma liderança atuante e sempre focada no melhor para seus representados. E com toda a bagagem que traz da área, sem dúvida, é um gestor que faz a diferença na condução do segmento”, diz.

Agraciado

O presidente do SindiCFC Alagoas é natural de Fortaleza, no Ceará. A homenagem é um reconhecimento pelos seus 26 anos de atuação em prol do desenvolvimento do trânsito em Alagoas.

“Depois de todos esses anos dedicados a educação de trânsito e formação de condutores, esse reconhecimento é motivo de muito orgulho.  Gratidão é a palavra que sintetiza esse momento, por isso, divido esse título com todos aqueles que contribuíram de forma direta e indireta para concretização deste momento ímpar”, disse João.

A homenagem foi proposta pelo deputado estadual Ronaldo Medeiros, e publicada no Diário Oficial no dia 27 de setembro de 2021. “Esse reconhecimento é por sua extraordinária atuação na melhoria do trânsito e na segurança viária em todo o Estado. Este título é mais que merecido a uma pessoa que dedica sua vida a formar condutores mais conscientes”, destacou o parlamentar.

João Batista da Silva tem formação superior em marketing e publicidade, conta com especialização em gestão de trânsito. O educador atua na formação de condutores desde o ano de 1996. Atualmente é diretor-geral do CFC Educativa e, tem certificado de observador pelo Observatório Nacional de Segurança Viária (ONSV).

Desde 2018 ocupa uma cadeira no Conselho Estadual de Trânsito de Alagoas (CETRAN/AL), tem o cargo de vice-presidente da Federação Nacional das Autoescolas e preside o Sindicato dos Centros de Formação de Condutores de Alagoas desde 2015.

Texto: Marcelo Nivaldo (SindCFC) / com adaptações