Inaugurações no Sistema Fecomércio marcam dois anos de gestão

Gilton Lima e diretores celebraram a instalação de Sistema Fotovoltáico, o novo Centro de Gastronomia e a nova sede do Banco de Alimentos do Mesa Brasil

Uma gestão sóbria e equilibrada. Assim se referiu o presidente da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), José Roberto Tadros, ao trabalho que vem sendo desenvolvido por Gilton Lima na presidência do Sistema Fecomércio, Sesc, Senac Alagoas. A mensagem foi transmitida por meio de vídeo durante a inauguração do novo Centro de Gastronomia do Senac, nesta quinta-feira (14.10), em meio a uma programação que marca os dois anos de gestão do presidente alagoano, que também inaugurou o Sistema Fotovoltáico instalado no prédio da Fecomércio e a nova sede do Banco de Alimentos do Mesa Brasil e dois caminhões, no Sesc. As solenidades foram prestigiadas pelo presidente da Fecomércio PE, Bernado Peixoto, representando o presidente da CNC; e, na parte da tarde, pelo presidente da Fecomércio PA, Sebastião Campos.

Em seu discurso, Lima reforçou a importância da atuação do Sistema como fator de desenvolvimento econômico de Alagoas. “São entidades importantes para o Estado. Atuamos com o poder público para criar parcerias em defesa dos empresários e nossos cursos de capacitações transformam vidas, assim como o trabalho do Mesa Brasil. Hoje temos três inaugurações que irão auxiliar ainda mais esse crescimento e a sociedade”.

Ao falar sobre estas conquistas, o gestor agradeceu o apoio dos diretores e conselheiros da Federação, as direções regionais do Sesc e do Senac e os colaboradores das casas, relembrando ainda o trabalho desenvolvido pelo ex-presidente Wilton Malta, que atuou para que alguns destes projetos se tornassem realidades. “Mesmo ausente, ele esteve presente lutando e buscando investimentos. O Centro Gastronômico que inauguramos hoje começou em sua gestão, que também trouxe a escola do Senac e o Sesc, em Arapiraca. Lembro ainda os presidentes que o antecederam, Canuto Medeiros e Porcino. É um legado importante não apenas para a entidade, mas também para o Estado de Alagoas”, disse Lima.

Conquistas

O Sistema Fotovoltáico adotado pela Fecomércio conta com a instalação de 60 painéis com capacidade para gerar uma autonomia energética de 97,53% no consumo da própria sede. Além de ser uma energia limpa e de baixo impacto ambiental, a iniciativa irá gerar economia e promover a autossustentabilidade.

A inovação também está presente no novo Centro de Gastronomia do Senac. Com capacidade para atender a 200 alunos por turno, o prédio de aproximadamente 642 m2 fica localizado ao lado do Senac Poço e conta com duas cozinhas pedagógicas, laboratório de panificação e confeitaria (com câmara fria), auditório para aula-show e um ambiente pedagógico que simula restaurante; tudo pensado para melhor estruturar o aprendizado. “Um espaço altamente qualificado para a educação profissional e, também, um transformador de vidas; um divisor de águas na vida de cada aluno que adentrarem em suas salas porque esse é o efeito que o Senac exerce na vida de todos os brasileiros”, falou José Roberto Tadros.

Com um importante trabalho na distribuição de alimentos e de outros itens para famílias em situação de vulnerabilidade social, o Programa Mesa Brasil atua em Alagoas desde 2003. A construção da sede do banco de alimentos irá proporcionar uma estrutura mais adequada às necessidades técnicas e administrativas do programa, que precisa de espaços apropriados para a entrada e retirada de doações, bem como para os processos de armazenamento, higienização, secagem, embalagem e refrigeração dos alimentos. A nova sede localiza-se na Rua Costa Leite, nº 42, Centro (rua que fica em frente à Transpal).

A atual diretoria da Fecomércio tem a seguinte composição: Valdomiro Feitosa, 1º vice-presidente; Arthur Guillou, 2º vice-presidente; Nilo Zampieri, vice-presidente; José Antonio Vieira, vice-presidente; Ana Luíza Freira, vice-presidente administrativo; Adeildo Sotero, vice-presidente financeiro; José de Souza Vieira, diretor adjunto; Ademilton Ferreira e Antônio Jorge, suplentes de diretoria; Manoel Baia, José Carlos Medeiros e Cícero Galdino, conselheiros fiscais; José Marques, Jailson Ferreira e Walter Vasconcelos, suplentes do conselho.