Sefaz Alagoas inova ao parcelar impostos estaduais com cartão de crédito

Nova modalidade está disponível no site do órgão por meio de empresa credenciada

Quitar tributos estaduais ficou ainda mais fácil e cômodo. É que agora a Secretaria de Estado da Fazenda de Alagoas (Sefaz-AL) possibilita realizar o pagamento de impostos pelo cartão de crédito e débito. A 1ª empresa credenciada já está disponível no site do órgão e as demais vão compor a lista após comprovação dos requisitos presentes na Portaria SEF 1924/19.

As pendências podem ser pagas à vista ou em parcelas através do cartão, sendo possível o parcelamento de tributos (ITCD, ICMS, IPVA, etc). O procedimento é bem simples, basta acessar o site da Sefaz no “Espaço do Contribuinte”, no ícone intitulado “Pagar com cartão de crédito” ou clicar aqui.

Vale ressaltar que é importante que o contribuinte, antes de realizar o pagamento, faça a simulação da operação em cada empresa, pois a quantidade de parcelas, as condições e as taxas de juros podem ser diferentes de acordo com a empresa credenciada.

O chefe de arrecadação da Fazenda pública, Marco Helder, fala sobre a importância da iniciativa. “A facilidade é justamente essa: através do cartão, os contribuintes podem pagar qualquer débito, seja da Sefaz ou outros órgãos do Estado cuja receita seja administrada pela Fazenda. É mais uma ação em busca da melhoria de procedimentos e simplificação para os contribuintes alagoanos, facilitando a adimplência com o fisco”.

O contribuinte receberá a emissão do comprovante de pagamento emitido pelo agente arrecadador no ato da efetiva quitação do tributo junto à instituição bancária. Esse comprovante será apresentado pela empresa operadora de cartão de crédito/débito ao final da operação pelo contribuinte.

Para o presidente da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de Alagoas (Fecomércio AL), Gilton Lima, a iniciativa da Sefaz irá facilitar a dinâmica administrativa da empresas, seja por questão de preferência ou, até mesmo, por necessidade financeira. “É uma alternativa para que os estabelecimentos que, por alguma razão, precisarem dispor de recursos para outras finalidades, comprometendo o pagamento à vista dos tributos, planejarem o parcelamento e ficarem adimplentes no período”, avalia.

As empresas operadoras de cartões interessadas em se credenciar para operacionalizar o procedimento devem encaminhar documentação de acordo com a Portaria SEF 1924/19 ao endereço: Rua General Hermes, 80 – Centro, Maceió/AL, CEP 57020-904, 4º andar, a/c da Chefia de Controle da Arrecadação.

Mais informações podem ser obtidas pela atendente virtual da Sefaz Alagoas, a Nise, disponível no site do órgão: sefaz.al.gov.br, no WhatsApp pelo número: (82) 4020-2560 ou pelo Telegram no @nise_sefaz_al_bot. Para conferir todos os serviços fazendários disponibilizados, basta acessar a página da Nise em sefaz.al.gov.br/nise/servicos-disponiveis.

Fonte: Sefaz AL (com adaptações)