Fecomércio recebe visita do prefeito de Pão de Açúcar

Gestor propõe parceria com a promoção de cursos e ações de saúde e assistência social

O presidente da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de Alagoas (Fecomércio AL), Gilton Lima, recebeu nesta segunda-feira, dia 20, na sede da entidade, o prefeito de Pão de Açúcar, Jorge Dantas. O encontro marcou o início de uma potencial parceria, já que o gestor municipal pretende levar, por meio de cursos, a expertise do Sistema Fecomércio, Sesc, Senac Alagoas à cidade.

A ideia é qualificar profissionais em áreas afins à região e, desta forma, fomentar a economia local. Pão de Açúcar tem pouco mais de 24 mil habitantes e, na economia, possui 711 empresas, das quais 638 (ou 89,7%) são dos setores de Comércio e Serviços, respondendo por 28,40% da geração de riqueza. De 2010 a 2018, estes setores registraram um crescimento de 142% na participação do Produto Interno Bruto (PIB).

“Empresários e comerciários sempre devem estar se capacitando nesse caminho que é o Comércio. Sempre surgem novidades no mercado e o bom atendimento faz a diferença. O Senac tem cursos sobre o que tem de melhor para o Comércio e o Sesc, ações nas áreas de saúde, educação, cultura e assistência”, disse Lima, acrescentando o que estiver ao alcance do Sistema para auxiliar o desenvolvimento do município, será posto à disposição.

A expectativa do prefeito é dar uma nova perspectiva econômica, inclusive com estímulo à organização de entidades representativas na área do Comércio. Ele relembrou que, antes, o escoamento da produção pelo Rio São Francisco fomentava a economia, principalmente entre Pão de Açúcar e Penedo, mas que a utilização das rodovias mudou o eixo econômico, daí a necessidade de buscar novas alternativas. “Viemos propor parceria e ver como a gente pode reunir forças para levar cursos ao município”, falou.

Visando concretizar essa parceria, ficou definida que uma nova reunião acontecerá na próxima semana para levantar quais os cursos que melhor se adéquam à realidade da cidade e aos anseios da população para, assim, ter um resultado mais assertivo.

Participaram da reunião a diretora regional do Sesc AL, Maria Ivanilda da Silva (via web); o assessor de Educação do Senac, Sandro Diniz; o superintendente e o assessor econômico da Fecomércio, respectivamente Allan Souza e Victor Hortencio; e, por Pão de Açúcar, o secretário municipal de Turismo, Marcos Monteiro, e o assessor Rafael Almeida.