Fecomércio e lideranças empresariais se reúnem em encontro da Abrape para discutir retomada de eventos

A expectativa é de que seja definido, em breve, um cronograma com regras para a volta das atividades do setor

O presidente da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de Alagoas (Fecomércio AL), Gilton Lima, participou, nesta quarta-feira (14), de encontro promovido pela Associação Brasileira de Promotores de Eventos (Abrape), em parceria com a Associação Comercial de Maceió. O evento reuniu empresários do setor, autoridades e instituições com o objetivo de tratar da retomada gradual de eventos no estado.

Na oportunidade, o presidente nacional da Abrape, Doreni Caramori Júnior, alertou que o setor está parado há 18 meses e, com o avanço da vacinação em todo o Brasil, defendeu que está na hora de retomar as atividades do segmento. O posicionamento foi bem recebido e, diante de um detalhamento que destacou a realização de eventos-teste em outros estados, ficou acordado, junto aos secretários estaduais de Saúde e de Turismo, Alexandre Ayres e Marcius Beltrão, respectivamente, que na próxima segunda-feira (20) será apresentado, pela regional da Abrape, um plano para o retorno gradual dos eventos.

Acompanhado pelo presidente do Sincadeal, Valdomiro Feitosa, e do presidente do Sincofarma Alagoas, José Antonio Vieira, Lima ressaltou que a retomada das atividades do setor de eventos é muito importante para todo o estado. “Apesar dos desafios, nenhum de nós está medindo esforços para superar essa crise. Desde o início da pandemia, a Federação tem se reunido com o setor produtivo e com o poder público e se engajado em medidas que visam a sobrevivência das empresas, a preservação da vida e o combate ao coronavírus, a exemplo de barreiras sanitárias em Maceió e no interior e campanha de conscientização dos cuidados sanitários, voltada tanto para a população quanto para o empresário”, observou.

O encontro, que deve resultar em um cronograma com regras para a retomada do setor, contou ainda com as presenças dos deputados estaduais Davi Maia e Galba Novaes; do presidente da Câmara Municipal de Maceió, Galba Neto; das secretárias municipais de Turismo e Cultura, Patrícia Mourão e Mirian Monte; e de representantes da Secult; Sebrae; Abrasel; ABIH; Sindhal; Maceió Convention Bureau; e Shoppings Maceió e Pátio; além de empresários associados à Abrape.