28 / 09 / 21

Deputados da Frente Parlamentar em Defesa do Comércio visitam novo Centro de Gastronomia do Senac

Com oportunidades para se profissionalizar nas áreas de gastronomia e turismo, expectativa é de que unidade forme até mil alunos por ano

Empregabilidade e empreendedorismo. São essas as portas que o Senac abre para a população alagoana por meio da Educação Profissional. Com o novo Centro de Gastronomia e Turismo, as oportunidades vão se expandir ainda mais para os trabalhadores que desejam se profissionalizar na área.

E foi para conhecer o potencial das novas instalações que os deputados da frente parlamentar em defesa do comércio e representantes da Ordem dos Advogados (OAB/AL), Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel/AL) e Associação Brasileira da Indústria de Hotéis de Alagoas (ABIH/AL), participaram, na manhã desta segunda-feira (27.9), de uma visita à Unidade – localizada na Rua Pedro Paulino, ao lado da Unidade Poço.

“Apresentar o Centro é um momento de felicidade para todos que fazem parte do Senac. Essa casa é de todos os alagoanos, e contamos com o apoio dos representantes do povo para levar educação profissional de qualidade a todo o estado”, afirmou Telma Ribeiro, Diretora Regional do Senac Alagoas.

De acordo com Gilton Lima, Presidente do Sistema Fecomércio/Sesc/Senac Alagoas, “é uma honra poder entregar essa Unidade aos alagoanos que querem investir no futuro. Temos capacidade de formar até mil alunos por ano e esse investimento com certeza vai fazer a diferença na economia e desenvolvimento do estado”.

Estiveram presentes no evento Ângela Garrote, Deputada Estadual; Bruno Toledo, Deputado Estadual; Gilvan Toledo, Deputado Estadual; Jó Pereira, Deputada Estadual; Silvio Camelo, Deputado Estadual; Ana Paula Mendes, Secretária de Políticas Públicas para Mulheres; Rosimeire Chaves, Delegada da Casa da Mulher Alagoana; Nivaldo Barbosa Jr., Presidente da OAB/AL; José Eutímio Jr., Presidente da Abrasel/AL; Vega Vergetti, Diretora Executiva da Abrasel/AL; Tereza Bandeira, Diretora Executiva da ABIH/AL; Caroline Leahy, Presidente da Comissão Especial da Mulher da OAB/AL; Ivanilda Silva, Diretora Regional do Sesc Alagoas; Érika Lima, Coordenadora da Casa da Mulher Alagoana; e Sandro Diniz, assessor da Direção Regional e Presidência do Senac Alagoas.

PARCERIAS

Além da qualificação profissional, o Senac também tem como missão transformar vidas por meio da Educação. Por essa razão, a Instituição firmou parceria com o Projeto Tem Saída, uma política pública implantada pela Comissão Especial da Mulher e pela OAB/AL, e com a Casa da Mulher Alagoana, para promover inclusão econômica às mulheres em situação de violência familiar por meio da inserção no mercado de trabalho.

Apoiadora da iniciativa, a Deputada Estadual Jó Pereira, falou sobre como o novo Centro pode auxiliar essas mulheres a saírem do ciclo de violência. “O setor de comércio de bens, serviços e turismo representa 70% do PIB alagoano, isso mostra o potencial de empregabilidade que essas mulheres podem ter ao contar com a qualificação oferecida pelo Senac, por isso agradeço a todos que acreditam no Projeto e que lutam pela independência econômica dessas vítimas”, afirmou ela.

Caroline Leahy, Presidente da Comissão Especial da Mulher da OAB/AL, reforçou a importância dos parceiros na execução do Projeto. Segundo ela, “cerca de 30% das mulheres não saem do ciclo da violência familiar porque dependem do agressor, por isso acreditamos que a Educação Profissional tem o poder de transformar essa realidade”. Já Érika Lima, Coordenadora da Casa da Mulher Alagoana, convidou os presentes a saber mais sobre a iniciativa. “Recebemos as vítimas e ajudamos todas sem julgar, porque entendemos as dificuldades de cada uma. Para ajudar ainda mais essas mulheres, convidamos todos aqui a conhecer a Casa e nos ajudar a mostrar a essas pessoas que o ciclo de violência tem saída!”, concluiu ela.

Para saber mais sobre o Projeto, acesse o site: www.oab-al.org.br.

CENTRO DE GASTRONOMIA E TURISMO

Em Alagoas, estado com grande vocação turística, a Gastronomia consolida-se como um importante indutor de fluxo turístico e impulsionador da economia local.  Pensando nisso, o Senac – referência em educação profissional – oferece soluções alinhadas às necessidades do mundo de trabalho por meio de uma proposta didática inovadora e inaugura, no dia 14 de outubro de 2021, o Centro de Gastronomia, que terá capacidade para atender 200 alunos por turno.

Com investimento de mais de R$ 4 milhões, o espaço contará com duas cozinhas pedagógicas, laboratório de panificação e confeitaria, auditório para aula-show, aromateca, horta vertical e um ambiente pedagógico que simula um restaurante com capacidade para 40 pessoas, o que possibilitará a oferta de novos cursos nas áreas de Confeitaria, Panificação, Cozinha Brasileira e Internacional, Práticas de Sala e Bar, além do curso Técnico em Gastronomia.

Fonte | Ascom Senac Alagoas

28 / 09 / 21