Fecomércio propõe convênio à gestão municipal de Paripueira

Comércio, Serviços e Turismo representam 83% dos estabelecimentos instalados na cidade

A nova gestão do município de Paripueira, localizado a 27 km da capital, terá um grande desafio: estimular a geração de emprego e renda. É que o município conta com pouco mais de 13 mil habitantes, mas somente 1.378 possuem vínculos de empregos formais; o equivalente a apenas 10% da população. Visando contribuir com o processo de mudança deste cenário, o presidente da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de Alagoas (Fecomércio AL), Gilton Lima, reuniu-se, na tarde desta terça-feira (23), na sede da Federação, com o secretário municipal de Meio Ambiente, Turismo, Esporte e Juventude, Antônio Moura, e o vereador, Juarez Duarte.

A ideia é firmar convênio entre o Sistema Fecomércio, Sesc, Senac Alagoas e a prefeitura municipal de forma a atender a demanda local, fortalecendo ainda mais os setores do Comércio, de Serviços e de Turismo que, juntos, respondem por 34,1% da geração de riqueza, movimentando R$ 55.105 milhões através das 624 empresas, o equivalente a 83% dos estabelecimentos instalados na cidade. “Nós do Sistema Fecomércio, Sesc, Senac temos condições de firmar um convênio que atenda às necessidades do município e auxilie na geração de emprego e renda”, afirmou Lima, acrescentando que as pesquisas realizadas pelo Instituto Fecomércio poderão contribuir na identificação de possíveis gargalos e soluções.

De acordo com o secretário Antônio Moura, Paripueira precisa diversificar o perfil do turista e, ao mesmo tempo, capacitar os prestadores de serviço para atender essa demanda. Por isso, a proposta de uma parceria com o Sistema Fecomércio, Sesc, Senac foi bem vista neste primeiro momento, mas será feito uma análise para identificar quais áreas o município tem interesse para que seja apresentando um projeto, formatando os cursos de acordo com as necessidades. “A gente tem um trabalho de planejamento para a terceira fase da orla, fazer um trabalho de infraestrutura e aumentar as condições de oferta de serviços e acesso, mas a gente precisa capacitar as pessoas para lidar com o turista”, observou.

E esse trabalho no setor turístico, vocação natural do município, deve ser realmente intensificado, pois em 2020, devido à pandemia, o município teve queda de 36,7% do índice de volume das atividades turísticas.

Participaram da reunião o presidente do Conselho Fiscal da Fecomércio, Manoel Baia; o superintendente Allan Souza; o assessor econômico Victor Hortencio; a assessora legislativa Cláudia Pessôa; e o analista comercial do Senac, Jamerson Macena.