22 de fevereiro de 2021

Fecomércio e prefeitura de Major Isidoro discutem parceria

Proposta é firmar convênio entre o Sistema Fecomércio, Sesc, Senac Alagoas e o município de forma a atender a demanda empresarial local

Major Isidoro contou, em 2020, com a abertura de 81 empresas e o fechamento de 20, ficando um saldo positivo de 61 estabelecimentos em meio à pandemia. Os setores de Comércio e Serviços respondem por 30,3% das empresas existentes, gerando uma riqueza de R$ 51,6 milhões, sendo a Administração Pública responsável por 49,1% da riqueza produzida na cidade. Para fortalecer o Comércio da região, contribuindo para uma maior autonomia econômica local, o presidente da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de Alagoas (Fecomércio AL), Gilton Lima, reuniu-se com o prefeito do município, Theobaldo Cavalcanti, nesta tarde (22/02), na sede da Federação.

A proposta do presidente é firmar convênio entre o Sistema Fecomércio, Sesc, Senac Alagoas e a prefeitura municipal de forma a atender a demanda empresarial existente, não apenas qualificando mão de obra, mas também promovendo o bem-estar do comerciário e a área da assistência social. “O município deve identificar, dentro de sua realidade e dos serviços que prestamos, quais as necessidades a serem atendidas para que possamos suprir a demanda colocando nossa parte técnica à disposição, mediante contrapartida”, explicou Lima.

O presidente da Fecomércio ressaltou o trabalho quem vem sendo desenvolvido em defesa do empresário, destacando a participação da entidade no Conselho Estadual do Desenvolvimento Econômico (CONEDES), o Conselho Deliberativo Estadual do Sebrae Alagoas e o no Conselho Deliberativo da Sudene, dentre outros; e a importância dos trabalhos desenvolvidos pelas unidades regionais do Sesc e do Senac. “A Fecomércio representa e defende tanto o lojista, quanto o trabalhador, mas também a comunidade carente. Nossas ações quando são realizadas despertam a atenção”, disse Ana Luíza, vice-presidente administrativo da Fecomércio e presidente do Sindilojas Penedo. “Temos legitimidade, legalidade e credibilidade”, complementou.

O prefeito de Major Isidoro demonstrou interesse em firmar parcerias, principalmente na área da saúde por meio das carretas Saúde da Mulher e OdontoSesc. A realização de palestras com foco em orientações às empresas, por meio da Fecomércio, e da capacitação de profissionais, via Senac, também foram possibilidades debatidas junto à equipe técnica do gestor municipal, que veio acompanhado do secretário de Indústria, Comércio e Turismo, Jilson Morais; a secretária de Trabalho, Habitação e Assistência Social, Cecília Maria; a secretária de Educação e Esportes, Meryelly Velozo; a chefe de gabinete, Daniele Cintra; e o representante do secretário de Saúde, o assessor técnico Clodoaldo Pereira.

De abril a dezembro, 7.916 mil de seus moradores foram beneficiados com o Auxílio Emergencial, movimentando pouco mais de R$ 24,7 milhões. A ideia é que, por meio da parceria, o empreendedorismo possa ser estimulado na região, contribuindo para o desenvolvimento econômico.

Ainda participaram da reunião o superintendente da Fecomércio, Allan Souza; o assessor econômico da Federação, Victor Hortencio; a coordenadora de Esporte e Lazer do Sesc, Girlane Simões, representando a diretora Maria Ivanilda; e o analista comercial do Senac, Jamerson Macena, representando a diretora Telma Maria.

22 de fevereiro de 2021