7 de dezembro de 2020

Amatra, Sesc e Senac lançam Programa Trabalho, Justiça e Cidadania

Iniciativa tem por objetivo disseminar conhecimentos sobre direitos e cidadania em unidades educacionais do Sesc e do Senac em Alagoas

A Associação dos Magistrados da Justiça do Trabalho da 19ª Região (Amatra 19) lançou o Programa Trabalho, Justiça e Cidadania, em parceria com o Serviço Social do Comércio de Alagoas (Sesc/AL) e o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial de Alagoas (Senac/AL), em evento virtual realizado na manhã desta segunda-feira (7.12). O programa tem como finalidade conscientizar cidadãos sobre seus direitos e deveres, por meio de atividades educativas a serem realizadas em unidades de ensino do Sesc e do Senac. A parceria começa a partir de janeiro/2021.

O evento de lançamento do programa contou com as participações da juíza e presidente da Amatra 19, Carolina Bertrand. Além do presidente do Sistema Fecomércio/Sesc/Senac Alagoas, Gilton Lima; Diretora Regional do Sesc, Maria Ivanilda da Silva; Diretora Regional do Senac, Telma Ribeiro; superintendente Regional do Trabalho e Emprego em Alagoas (SRTE/AL), Victor Cavalcante e do juiz titular da 1ª Vara do Trabalho de Arapiraca e atual diretor do Fórum Trabalhista de Arapiraca, Fernando Falcão.

Na oportunidade, Maria Ivanilda destacou a relevância do projeto para a entidade. “Partindo do entendimento de que esse projeto tem como premissa fazer com que o cidadão conheça os seus direitos e deveres, não tenho dúvida de que esse trabalho é uma semente que dará bons frutos futuramente e o Sesc não poderia deixar de participar de um projeto como esse, que foi criado com tanto amor. É uma satisfação enorme receber vocês para que possamos participar do programa e estamos à disposição de todos para que possamos fazer o melhor”, afirmou.

Para Telma Ribeiro, por meio desta iniciativa, a entidade reafirma o seu compromisso com a formação cidadã e profissional do alagoano. “Nós do Senac, que temos uma missão com esses jovens, agarramos com todo carinho a ideia da Dra. Carolina. O Senac tem a grata satisfação de recebê-los porque durante muitos anos nós brigamos para fazer com que a aprendizagem passasse a ser um projeto social, para que o nosso aluno tivesse direito à educação de qualidade e agora temos a oportunidade de trazer para nossos alunos conhecimentos sobre direito do trabalho, sobre cidadania. Vocês, juntos, acreditaram no nosso trabalho e nós vamos fazer a diferença”, assegurou.

Carolina Bertrand afirmou que o objetivo da associação é unir esforços com o Sesc e o Senac para disseminar conhecimentos sobre direitos e cidadania. “Gostaria de agradecer a generosidade das palavras das diretoras Ivanilda e Telma, mas realmente quem ganha bastante é a nossa associação de juízes, que realmente pretender fazer essa aproximação com a sociedade a fim de que todos possam crescer juntos em termos de informações jurídicas”, ressaltou.

Gilton Lima salientou que as entidades estão abertas ao diálogo e as parcerias com a associação de magistrados. “As instituições Sesc e Senac estão de portas abertas para que vocês possam conhecer mais, se aproximar desse trabalho e, ao mesmo tempo, dizer que, particularmente, me sinto muito feliz quando me aproximo das casas (instituições) de vocês”, destacou.

Bertrand conduziu uma das palestras realizadas ao longo do evento. O tema abordado por ela foi “A importância do cuidado com a saúde e segurança do trabalho em tempos de pandemia”. Já o superintendente Victor Cavalcante abordou o tema “Principais alterações na legislação trabalhistas no ano de 2020”. Conduzida pelo juiz Fernando Falcão, a terceira e última palestra discutiu o tema “Como inserir o TJC nas atividades pedagógicas”.

Sobre o programa

O Programa Trabalho, Justiça e Cidadania promoverá a disseminação de conhecimentos sobre direitos fundamentais, direitos trabalhistas, direitos humanos, noções de ética e cidadania e funcionamento da Justiça do Trabalho. O trabalho de conscientização sobre direitos e deveres do cidadão se dará por meio de palestras realizadas em turmas de Aprendizagem Profissional do Senac e da Educação de Jovens e Adultos (EJA) do Sesc.

De acordo com o cronograma do programa, os encontros com as turmas de Aprendizagem Profissional do Senac Alagoas acontecerão durante os meses de janeiro e fevereiro. Com as turmas da EJA do Sesc, as atividades educativas serão realizadas nos meses de fevereiro e março. No mês de abril, com a participação de todos os alunos, acontecerá a culminância do programa que prevê, ainda, a identificação de empresas parceiras para o encaminhamento dos alunos concluintes e a avaliação dos resultados alcançados.

7 de dezembro de 2020