14 de setembro de 2020

Covid-19: Alagoas permanece nas fases azul e amarela do distanciamento social

Medidas continuam vigentes até o dia 25 de setembro

O governador Renan Filho afirmou, na última quinta-feira (10), que Maceió e o interior do estado vão permanecer nas fases azul e amarela, respectivamente, dentro do Plano de Distanciamento Social Controlado estabelecido pelo Governo do Estado para o enfrentamento da Covid-19 em Alagoas.

“Maceió teve novamente uma semana com redução de mortes, mas, como já estamos na fase azul, com boa parcela das atividades não essenciais funcionando, ainda não é hora de mudar para a fase verde”, ponderou o governador. Renan Filho disse que não é prudente agir como se a pandemia já tivesse passado.

O presidente da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de Alagoas (Fecomércio AL), Gilton Lima, concorda com o governador no sentido de que é preciso prudência. “Embora os números relacionados à doença venham caindo, não podemos nos descuidar. Nossa orientação é que as empresas e os consumidores continuem observando as medidas de distanciamento social”, reforça. Para Lima, foi esse esforço conjunto que tornou possível o recuo da doença e sua continuidade é fundamental para um avanço de fase. “Já estivemos mais distantes da reabertura completa do comércio. Cada um fazendo sua parte, isso se tornará uma realidade em breve, o que será bom para a economia e o desenvolvimento do Estado”, complementa.

Prefeitura

Na sexta-feira (11), o prefeito de Maceió, Rui Palmeira, também anunciou a permanência da capital na Fase Azul do Plano de Distanciamento Social Controlado do Governo do Estado, tendo a prefeitura prorrogado o Decreto n° 8.955. Com isso, segue permitido, a partir da 0 (zero) hora do dia 11 de setembro de 2020 até as 23h59min (vinte e três horas e cinquenta e nove minutos) do dia 25 de setembro de 2020, a prática de corrida, caminhada e ciclismo de forma individualizada, no calçadão da orla e praças com as seguintes restrições: uso obrigatório de máscaras; distanciamento social mínimo de 10m (dez metros) no mesmo fluxo e 2m (dois metros) no fluxo contrário; sem contato social antes, durante ou depois da prática de atividades físicas e esportivas; e sem aglomeração de pessoas.

O banho de mar e uso da praia na faixa arenosa, preferencialmente de forma individualizada, também está liberado, assim como o passeio com animais domésticos ou de estimação, a utilização de parques infantis e mobiliários urbanos esportivos situados na orla e nas praças, treinos funcionais ao ar livre, desde que sem contato físico, e o estacionamento de veículos nos espaços públicos da orla, em vagas intercaladas.

Até quando perdurar a Fase Azul, fica mantida a autorização de funcionamento das lojas ou estabelecimentos de rua. Bares e restaurantes funcionando com 75% da sua capacidade e com horário de atendimento até 02h (duas horas); shoppings centers, galerias, centro comerciais e estabelecimentos congêneres, com horário de funcionamento de 10h (dez horas) às 22h (vinte e duas horas); salões de beleza e barbearias; templos, igrejas e demais instituições religiosas, com 75% de sua capacidade; transporte intermunicipal e turístico, com 75% de sua capacidade; academias, clubes e centros de ginástica, com 50% (cinquenta por cento) de sua capacidade; além de todos os setores autorizados nas Fases Vermelha, Laranja e Amarela do Plano Estadual de Distanciamento Social Controlado.

Fonte: Agência Alagoas e Secom Maceió (com adaptações).

14 de setembro de 2020