03 / 06 / 14

Mais de 50% dos consumidores maceioenses vão presentear no Dia dos Namorados

O Dia dos Namorados é uma das três melhores datas para o comércio varejista, perdendo apenas para o Natal e o Dias das Mães. A pesquisa realizada pela Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de Alagoas (Fecomércio AL) confirma um cenário positivo, pois 57% dos entrevistados afirmaram que vão presentear na data.
De acordo com a pesquisa, 37% dos entrevistados foram categóricos ao afirmar que não pretendem presentear no Dia dos Namorados. Entre os motivos estão o endividamento (15,2%), desemprego (12,8%), falta de costume em dar presentes (11,5%), não ter quem presentear (25%), entre outros motivos. Já 6% não souberam informar se irão ou não presentear.
Na lista dos itens mais procurados por quem vai presentear estão: vestuário (36,2%); perfumes/cosméticos (16,2%); cesta de café da manhã (14,9%); bijuterias/joias (14,4%); calçados/bolsas (13,5%); CD/DVD (10,8%); flores (8,6%), celular (6,7%), entre vários outros itens.
A maioria pretende gastar com comemoração e ou presentes no Dia dos Namorados entre R$ 51 e R$ 100 (22,1%); entre R$ 101 e R$ 150 (17,1%). O percentual até R$ 400 varia entre 9% a 12%. Apenas 6,7% dos entrevistados estimam gastar acima de R$ 400.
A forma mais utilizada pelos apaixonados para comprar o presente será o cartão de crédito/parcelado (45,7%), cartão de crédito/rotativo (27,1%), a vista/dinheiro (14%), a vista/cartão de débito (11,3%) e cheque (1,3%).
Entre os lugares mais procurados pelos consumidores a fim de comprar para o Dia dos Namorados estão lojas de shopping (33,4%), Centro de Maceió (28,9%), lojas de rua/bairro/galerias (16,7%), supermercados (9%), internet (4,5%), entre outros.
Para os consumidores, os fatores determinantes para escolher o local da compra são os preços (30,7%) e promoções (18,5%). Outras condições também são avaliadas pelos consumidores, a exemplo da qualidade dos produtos (16,7%), variedade (11,7%), recepção dos vendedores (4,9%), entre outros pontos.
Com relação ao tipo de comemoração, a maioria dos entrevistados sinalizou pretender almoçar ou jantar em restaurantes (39%). Outros programas também estão na mira dos namorados como ir ao cinema/teatro (14,7%) e hotel ou motel (12,9%).
A pesquisa foi realizada entre os dias 19 e 23 de maio. Em relação ao nível de confiança da pesquisa, corresponde a 95% tendo margem de erro de 5%.
Perfil dos entrevistados
Do total de entrevistados abordados pelo Instituto Fecomércio, 57% dos entrevistados são do sexo feminino e 43% masculino. Em relação à faixa etária, a maioria dos entrevistados possui entre 35 a 44 anos (36,8%).
A pesquisa aponta ainda que o grau de escolaridade da maior parte dos entrevistados é o Ensino Médio (37,9%). Quanto à renda familiar, a maioria possui renda entre dois e cinco salários mínimos (54,5%).
A pesquisa completa está disponível no site do Instituto Fecomércio AL www.fecomercio-al.com.br/ifepd

03 / 06 / 14