Comércio terá horário especial durante os jogos do Brasil na Copa do Mundo

O horário de funcionamento dos estabelecimentos comerciais vai sofrer alterações sempre que a seleção brasileira entrar em campo na Copa do Mundo. De acordo com a Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de Alagoas (Fecomércio AL), na estreia do Brasil no mundial contra a Croácia no dia 12, o Maceió Shopping, o Parque Shopping Maceió, o Shopping Pátio Maceió e o Arapiraca Garden Shopping estarão em funcionamento das 10h às 16h30. As lojas vão reabrir às 19h30 e se estenderá até o horário habitual das 22h. Os cinemas e as praças de alimentação vão funcionar normalmente durante todos os dias dos jogos, das 10h às 22h.
As lojas do centro da capital alagoana fecham duas horas antes do início de cada jogo, e como o horário de término das partidas coincide com o encerramento das atividades, o comércio não reabre.
A segunda partida disputada pelo Brasil, no dia 17/06, será às 16h, antecipando os horários de fechamento e reabertura das lojas em uma hora. Estarão em funcionamento das 10h às 15h30: Maceió Shopping, Parque Shopping Maceió, Shopping Pátio Maceió e Arapiraca Garden Shopping. Estes reabrem às 18h30 e fecham novamente às 22h. No centro de Maceió, o comércio abre às 8h e fecha às 14h.
Em junho, terá ainda o feriado de Corpus Christi no dia 19. Os shoppings da capital e de Arapiraca funcionam normalmente neste dia, das 10h às 22h. As lojas do centro de Maceió vão funcionar em horário especial, das 9h às 15h, encerrando as atividades antes da tradicional procissão pelas ruas do centro.
Já para a última partida desta fase no dia 23, os horários são iguais aos do primeiro jogo que será realizado às 17h. Os shoppings funcionam das 10h às 16h30, voltando às atividades das 19h30 às 22h. Já o centro de Maceió abre às 8h e funciona até às 14h.
Conforme a Seleção Brasileira for avançando as etapas do mundial, as novas datas e horários serão divulgados.

INTERIOR
O funcionamento das lojas do comércio do interior do Estado tem horário diferenciado se comparado à capital alagoana, já que os colaboradores tem mobilidade urbana favorável para se deslocar até suas casas.
Em Arapiraca, as lojas fecham com uma hora de antecedência a cada jogo. Em Palmeira dos Índios, os lojistas foram orientados para liberarem os funcionários uma hora antes de cada jogo, mas a decisão final sobre do horário de funcionamento cabe a cada empresário. Já em Penedo, as lojas fecham assim que os jogos começarem, seguindo o horário exato de início dos jogos. As informações foram repassadas pelo Sindilojas (Sindicato do Comércio Varejista) das respectivas cidades; entidades filiadas à Fecomércio AL.