14 / 05 / 14

Inadimplência do consumidor de Maceió continua baixa em abril

O Índice de Endividamento do Consumidor (IEC) de Maceió registrou nova elevação em abril. Comparado ao mês de março, quando o IEC alcançou 68,9%, o crescimento foi de 3,3%, já que 71,2% do total dos consumidores pesquisados em abril afirmaram estar endividados. Os números são resultados da pesquisa realizada pela Confederação Nacional do Comércio de Bens e Serviços (CNC) em parceria com o Instituto Fecomércio de Estudos, Pesquisas e Desenvolvimento do Estado de Alagoas (IFEPD).
Apesar de crescer pelo terceiro mês consecutivo, a variação registrada entre março e abril foi menor do que entre os meses de fevereiro e março, quanto alcançou 7%; fato que demonstra que houve uma desaceleração do ritmo de crescimento do nível de endividamento.
E, quando comparando ao percentual registrado em abril do ano passado, o IEC é 7% menor (76,4% contra 71,2%, 2013 e 2014 respectivamente). Isso significa que sua média de 2014 continua abaixo do nível registrado no ano passado.
Já o percentual de consumidores com dívidas atrasadas apresentou um leve crescimento. Em março, o índice registrado foi 20,4%, e se elevou 5,4% em abril. Entretanto, quando analisamos o percentual alcançado no mesmo mês do ano passado, constatamos que a taxa de consumidores com dívidas atrasadas é 20% menor. Na média, em 2014 o indicador alcançou em 21,4%, contra 29,2% verificados em todo o ano de 2013.
Por sua vez, a taxa de inadimplência caiu novamente em abril. É a terceira vez no ano que isso acontece. Em março, o indicador tinha alcançado 6,3% e, neste mês, registrou 5,4%. Em relação à abril de 2014, o resultado é 36% menor.

Moderação
De acordo com o Instituto Fecomércio/AL, o número de consumidores maceioenses inadimplentes é bem menor que a situação do brasileiro em geral: 5,4% dos maceioenses contra 21% dos brasileiros. Essa situação aponta que, apesar do custo mais elevado do crédito atualmente, o consumidor alagoano tem administrado bem a gestão do orçamento doméstico. Ou seja, o comportamento do consumidor da capital alagoana está moderado com relação ao seu nível de endividamento, não apresentando, portanto, motivos para preocupações por parte dos empresários dos setores de comércio e serviços.
A pesquisa revela, também, que o cartão de crédito lidera o tipo de dívida mais comum entre os consumidores maceioenses (89,3%), seguido dos carnês de lojas (14,1%), financiamento de casa (4,3%) e financiamento de veículo (2,3%).
As famílias que ganham mais de 10 salários mínimos foram as que mais utilizaram e se endividaram com cartões de crédito (97,8%). Com exceção das dívidas com carnês de lojas, todas as demais modalidades de endividamento são lideradas pelas famílias com maior poder aquisitivo.
Considerando o limite prudencial de 30% da renda que deve estar comprometida com dívidas, a família da capital alagoana conseguiu ficar um pouco acima (32%). E, as que mais comprometem a renda com pagamento de dívidas e encargos são a que ganham até 10 salários mínimos.
Todos os dados da pesquisa estão disponíveis no endereço www.fecomercio-al.com.br/ifepd/.

14 / 05 / 14