Rua Cirilo de Castro terá contêiner com efetivo policial

O pleito por segurança dos empresários da Rua Doutor Cirilo de Castro, no bairro da Levada, deverá ser atendido nos próximos dez dias. Esse foi o resultado da reunião articulada pela Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de Alagoas (Fecomércio AL) com o Sindicato do Comércio Atacadista e Distribuidores do Estado de Alagoas (Sincadeal) e a Secretaria Estadual de Defesa Social (Seds). O secretário da pasta, Eduardo Tavares, se comprometeu em instalar contêiner com efetivo policial no local.
Durante a reunião, Tavares comentou que o órgão pretende expandir o sistema de vídeo monitoramento no bairro da Levada. Ele afirmou ser importante a presença da polícia nas ruas. O secretário disse também que está sendo elaborada uma minuta para ser enviada à Assembleia Legislativa com uma série de medidas de segurança para os bancos e vigilantes.
O presidente do Sincadeal, Valdomiro Feitosa, disse que os empresários da Cirilo de Castro e ruas adjacentes estão tendo outras dificuldades e que já busca o apoio da Prefeitura Municipal de Maceió para solucionar. Segundo ele, o local tem deficiência na iluminação pública, limpeza e questões relacionadas ao ordenamento do local. “Já enviamos ofício, por meio da Fecomércio, e aguardamos o chamamento do município para conversarmos”, declarou.
Para o comércio em geral, uma sugestão de Tavares foi o empresário instalar no estabelecimento o botão do pânico. Trata-se de um sistema de monitoramento que capta as imagens dos estabelecimentos e, se necessário, o monitor entra em contato com a viatura mais próxima para atender a ocorrência. O sistema funciona com fibra ótica.
Conforme Tavares, em Arapiraca, serão instaladas 50 câmeras. “Cada município tem que se preocupar. O que fazemos são parcerias”, ressaltou.
Na oportunidade, o empresário e diretor da Associação Comercial de Maceió, Luiz Jardim sugeriu um trabalho em conjunto entre a Seds e a Secretaria de Estado da Fazenda de Alagoas (Sefaz) para se certificar da origem dos produtos usados que são comercializados.
Participaram da reunião, além do presidente do Sincadeal, o gerente executivo do Sincofarma AL, Herbert Cardoso; a diretora técnica do Senac, Cícera Paiva; e o gerente executivo da Fecomércio, Gracindo Alcântara.