Icec mostra empresários mais confiantes em dezembro

Com crescimento de 0,3% em dezembro – a quinta alta mensal consecutiva –, o nível de confiança dos empresários do comércio recuperou-se no segundo semestre e fechou o ano praticamente estável em relação ao nível médio observado nos primeiros seis meses de 2012. É o que aponta o Índice de Confiança do Empresário do Comércio (Icec), da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC).
Apesar dessa recuperação no segundo semestre, houve queda de 1,2% em relação a dezembro de 2011. Na média do ano, o otimismo dos empresários do setor foi 4,3% menor que o do ano passado. “O ano de 2012 encerra-se com um nível elevado de expectativas dos empresários do comércio. As vendas neste ano cresceram mais do que o observado no ano passado, uma alta de 6,7%, e a perspectiva de um ano de 2013 mais favorável em termos de crescimento econômico e de continuidade de expansão do consumo refletem-se em uma maior propensão à realização de investimentos e contratação de mão de obra. Em termos regionais, a avaliação das empresas segue em linha com o comportamento das vendas do comércio nos últimos meses”, aponta Fabio Bentes, da Divisão Econômica da CNC.