21 / 11 / 12

Intenção de Consumo das Famílias recua em novembro

Em novembro, a Intenção de Consumo das Famílias (ICF), da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), apresentou recuo de 0,8% (133,7 pontos) na comparação com outubro, e queda de 2,7% em relação a novembro de 2011. A antecipação do consumo, devido aos estímulos fiscais adotados ao longo do ano, além do ritmo mais moderado das concessões de crédito, vem impedindo maior aceleração do nível de gastos. Mesmo com a sustentação do aumento real da renda e da baixa taxa de desemprego, as incertezas quanto ao mercado de trabalho, diante da extensão do ritmo mais moderado da economia, ainda se refletem na confiança das famílias. Os índices mantêm-se acima da zona de indiferença (100,0 pontos), indicando um nível favorável de consumo.

Na comparação mensal, com exceção de Compra a Prazo, os componentes relacionados ao consumo apresentaram variações negativas. Os últimos resultados mostraram que a confiança ainda vem em um ritmo mais moderado, refletindo-se, assim, em um menor crescimento da intenção de consumo. Mesmo com a manutenção do crescimento real da massa salarial, os componentes relacionados ao mercado de trabalho – exceto Perspectiva Profissional –, mais uma vez, registraram recuo no mês.

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