07 / 09 / 12

Cuidados com o uso da internet

Um reflexo do uso cada vez maior da internet, as tentativas de ações fraudulentas ou mal-intencionadas no ambiente virtual crescem em níveis preocupantes.
Luiz Claudio de Pinho Almeida, economista da CNC, destaca que, segundo o Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI-BR), só no segundo trimestre deste ano a quantidade de notificações de páginas falsas de instituições financeiras e de sites de e-commerce cresceu 89% em relação ao trimestre anterior e 184%, se comparada ao segundo trimestre de 2011. “Os atacantes exploram vulnerabilidades em aplicações web para, então, hospedar nesses sites as falsas páginas de instituições financeiras, os chamados cavalos de Troia, e as ferramentas utilizadas em ataques a outros servidores web e scripts para envio de spam ou scam”, afirma Luiz Claudio.

O economista da CNC aponta que muitas são as ações que os criminosos virtuais podem praticar, como furto de identidade, fraude para antecipação de recursos, phishing, golpe do site de comércio eletrônico fraudulento, golpe envolvendo sites de compras coletivas e golpe do site de leilão e venda de produtos.

De acordo com Luiz Claudio, para se precaver de ter seus dados pessoais e financeiros clonados, as suas senhas em programas de milhagem aérea furtados ou fazer compras e pagamentos de e para fornecedores inexistentes, o usuário da internet deve buscar algum conhecimento sobre o tema e, ao mesmo tempo, usar práticas defensivas. “Ou seja, não se trata de abrir mão do uso da internet, do Internet Banking ou do Comércio Eletrônico, que tanta facilidade e comodidade oferecem. Trata-se de navegar na web de forma segura”, explica.

Muitas ações de golpistas e criminosos virtuais, incluindo ataques contra redes, provedores, instituições e empresas, fazem parte do cotidiano em que vivemos, e sua descrição, assim como medidas de prevenção, podem ser obtidas na excelente cartilha recém-lançada pelo CGI-br, no endereço: http://cartilha.cert.br.

07 / 09 / 12