18 / 12 / 14

Mais de 60% dos maceioenses vão comprar neste Natal

O período natalino é a data que registra o melhor desempenho do setor de comércio no ano. Conforme pesquisa realizada pelo Instituto Fecomércio de Estudos, Pesquisas e Desenvolvimento (IFEPD/AL), o bom resultado deve permanecer no Natal de 2014, pois 64% dos consumidores de Maceió pretendem presentear na data. A pesquisa abordou ainda como os consumidores vão utilizar o 13º salário, quem será presenteado no Natal e quais itens são mais procurados.
De acordo com o levantamento do Instituto Fecomércio, 25% dos entrevistados afirmaram que não vão presentear no Natal. Dos consumidores que vão comprar presentes, 57,3% será para os familiares, 18,2% para os amigos, 15% vão se auto presentear.
O vestuário (50%) é o item mais procurado pelos consumidores. Seguido de calçados (30,8%), perfumes/cosméticos (26%), brinquedos (19,1%), cesta natalina (18,7%), artigos de decoração (17,1%), cinto/bolsa (15,4%), eletrodoméstico (13%), celular/smartphone (9,3%), CD/DVD (7,3%), óculos/relógio (7,3%), livro (6,9%), entre outros.
A maioria dos entrevistados pretende gastar com as compras natalinas acima de R$ 400 (22,7%). Já 17,8% devem gastar entre R$ 251 a R$ 300 e 15,8% entre R$ 301 a R$ 400. Em relação à forma de pagamento, boa parte dos entrevistados deve optar pelo pagamento à vista/dinheiro (28,8%), cartão de crédito/parcelado (26,4%), cartão de crédito/rotativo (16,6%), a vista/cartão de débito (13,4%), cheque pré-datado (8%), crediário/carnê (5,6%), entre outros.
Quanto ao local para realizar as compras, segundo a pesquisa do Instituto Fecomércio, os entrevistados farão nas lojas de shopping (46,7%), Centro de Maceió (24,3%), lojas de rua/bairro/galerias (12,2%), supermercados (7,7%), comércio informal (4,4%), internet (2%), entre outros.
O preço (25,6%) é o fator que define o local da compra para a maioria dos entrevistados, segundo revela o levantamento. Outros fatores também são considerados, a exemplo de promoções (21,5%), qualidade dos produtos (15,8%), vitrine (7,3%). Já 10% dos consumidores saem de casa sabendo onde irão comprar.
PERFIL
Cinquenta e três por cento dos entrevistados sobre a intenção de compras para o Natal são do sexo feminino e 47% do sexo masculino. A maioria dos entrevistados tem idade entre 35 a 44 anos (29%), 25 a 34 anos (25,7%), 18 a 24 anos (22,8%) e acima de 45 anos (22,3%).
A pesquisa foi realizada no período de 28 de novembro a 5 de dezembro. Os questionários foram compostos por perguntas abertas e fechadas e aplicados pelo método de pesquisa direta.
As pesquisas realizadas pelo Instituto Fecomércio têm o propósito de nortear o empresário do comércio. O tamanho mínimo da amostra foi determinado em 384 questionários, com nível de confiança de 95% e margem de erro de 5%. Vale ressaltar que nas questões de múltiplas respostas a totalização dos índices não fecha em 100%.
A pesquisa completa está disponível no endereço www.fecomercio-al.com.br/ifepd

18 / 12 / 14

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *