22 de julho de 2014

Confiança do empresário do Comércio de Maceió cai 4,4%

A Copa do Mundo e os feriados do mês de junho repercutiram negativamente na confiança dos empresários do comércio; é o que indica a pesquisa sobre o Índice de Confiança Empresário do Comércio de Maceió (ICEC), realizada pela da Confederação Nacional do Comércio (CNC) e analisada pelo Instituto Fecomércio de Estudos, Pesquisas e Desenvolvimento (IFEPD).
Segundo a pesquisa, o ICEC sofreu retração pelo segundo mês consecutivo, caindo 4,4% entre maio e junho, meses em que foram registrados, respectivamente, 121,6 e 116,3 pontos no índice. Quando comparado a junho do ano passado, quando o ICEC alcançou 127,3 pontos, a redução nas expectativas econômicas dos empresários do setor de comércio da capital é de 8,6%.
De acordo com o Instituto Fecomércio/AL, a Copa do Mundo e os feriados do período junino contribuíram para a queda da confiança do empresário. Como os jogos da seleção brasileira redefiniram os horários de funcionamento do setor, muitos empresários ficaram receosos dos respectivos resultados, principalmente daqueles segmentos sem relação direta com a competição esportiva em termos de vendas e movimentação. A soma da redução dos horários em dias de jogos com os feriados acabaram por afetar a confiança em geral do empresário da capital. Além disso, ainda persistem as expectativas desfavoráveis em relação a situação econômica do País.
Para o Nordeste e Brasil, de acordo com a Confederação Nacional do Comércio (CNC), esse indicador da confiança empresarial recuou, em junho comparado com maio, 2% e 1,5%, respectivamente. Resultados inferiores ao registrado para Alagoas (4,4%). Em comparação com o mesmo mês do ano passado, a queda para o Nordeste foi de 10,7% e Brasil de 12%; resultados mais fortes do que o declínio do indicador registrado em Alagoas (8,6%)

22 de julho de 2014