11 / 08 / 17

54,2% dos consumidores irão presentear no Dia dos Pais

No próximo domingo (13), quando se comemora o Dia dos Pais, 54,2% dos consumidores de Maceió irão presentear suas figuras paternas, segundo sinaliza a pesquisa da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de Alagoas (Fecomércio AL), por meio do Instituto Fecomércio. Comparando-se com 2016, houve redução de 2,8 pontos percentuais na intenção de consumo para a data.

Em relação ao percentual de 45,6% dos entrevistados que não pretendem comprar em comemoração à data, entre outros motivos, 55% afirmaram não ter a quem presentear, 11% alegaram estar endividados, 10% disseram que não costumam dar presentes na data e 8% comemoram de forma diferente.

Dentre os que pretendem consumir no período, 85,24% irão adquirir um presente e 13,65% comprarão dois, enquanto 0,74% gastarão com três. A maior parte dos consumidores (50,37%) irá desembolsar entre R$ 51 e R$ 100. Outras faixas de valores são: até R$ 50 para 8,46%; entre R$ 101 a R$ 150 para 13,24%; de R$ 151 a R$ 200 para 9,19%; e de R$ 201 a R$ 250 para 6,99%. Para 5,88% dos entrevistados, o custo será superior a R$ 400.

Ainda segundo a pesquisa da Fecomércio, os itens de vestuário serão os mais procurados (39,34%), seguidos por perfumes (15,44%), calçados (13,97%), óculos e relógios (6,99%), material esportivo (5,88%) e eletro eletrônicos (5,15%), entre outros. O pagamento à vista em dinheiro deverá ser a opção para 40,44% dos consumidores, enquanto 35,66% pagarão parcelado via cartão de crédito, 15,44% à vista via cartão de débito e 7,72% no cartão de crédito na modalidade rotativa. O carnê e o crediário serão a escolha para 0,74%.

Quando questionados sobre se comemorarão a data com a família, 59,4% responderam positivamente. Em 2016, esse percentual foi de 71%. As comemorações do Dia dos Pais serão: almoço ou jantar em casa, 52,86%; almoço ou jantar em restaurantes, 25,59%; hospedagem em hotel, 10,10%; viagem, 8,08%; e casa de amigos, 1,35%. Os custos das comemorações devem ficar entre R$ 51 e R$ 100 para 48,48%; R$ 101 a R$ 150 para 26,94%; e R$ 301 a R$ 400 para 8,08%, dentre outros.

 

Em relação aos motivos que levam o consumidor a escolher o local da compra, os entrevistados apontaram os preços (25,74%), praticidade (19,85%), conforto (14,34%), qualidade dos produtos (19,19%) e promoções (5,51%).

 

PERFIL

Do total de entrevistados pelo Instituto Fecomércio, 52% são do sexo feminino e 48% do masculino. Em relação à idade, 41% têm entre 25 e 34 anos; 23% entre 18 a 24 anos; 20% de 35 à 44 anos e 16% acima de 45 anos. Quanto ao grau de escolaridade, 55,6% possuem curso superior; 31% têm o ensino médio e 10,2%, técnico. A maioria dos entrevistados possui renda entre dois e cinco salários mínimos (60%), 28% recebem entre cinco e 10 salários mínimos, 11% até dois salários mínimos, e 1% acima de 10 salários mínimos. A pesquisa foi realizada no período de 26 a 28 de julho.

Clique aqui para conferir o relatório completo.

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