02 / 04 / 20

Movimento arrecada fundos para reforçar estrutura hospitalar do estado

“Alagoas Mais Forte” é aberto à participação de todos os alagoanos

No último boletim divulgado pela Secretaria de Estado da Saúde (SESAU), ontem (01/04) Alagoas contabilizava 18 casos confirmados da Covid-19, 344 casos suspeitos, 302 descartados por critério laboratorial e um óbito. No Brasil, também até ontem, já foram confirmados 6.863 infectados e 241 mortos.

Muito mais do que para causar pânico, esses números acendem um alerta sobre o já deficiente sistema público de saúde brasileiro.  Aqui em Alagoas, pessoas resolveram agir em torno de um movimento que visa apoiar a saúde pública.

O Movimento “Alagoas Mais Forte”, que reúne pessoas e empresas da iniciativa privada, mas é aberto à participação de todos os alagoanos, em uma ação alinhada com a Secretaria Estadual de Saúde, está arrecadando fundos para a aquisição de 30 monitores multiparâmetro, macas e outros equipamentos utilizados em UTI’s, cuja estrutura local se mostra carente para enfrentar o momento de pandemia, com a perspectiva de crescimento na demanda para tratamento dos casos mais graves da covid-19. O governo do estado já anunciou reforço nos leitos, mas com a pandemia a demanda se mostra imprevisível.

“Diante desta situação, estamos buscando unir esforços de toda a sociedade alagoana, com o objetivo de ampliar e melhorar a capacidade do nosso Estado para enfrentar um já esperado aumento na demanda de leitos de UTI, que precisarão estar equipados com ventiladores pulmonares e seus acessórios (monitores multiparâmetro com capinografia, carro de emergência hospitalar, camas hospitalares), como única forma de possibilitar a respiração assistida e conter o número de óbitos”, diz o texto de divulgação do Movimento, que você lê na íntegra no final da matéria.

Primeiros resultados

E o Movimento começa a colher importantes resultados. Na terça-feira (31), já foi feita a primeira compra de equipamentos, com entrega prevista em cinco dias. “Pedimos à Sesau uma orientação sobre quais os equipamentos são mais necessários nessa ocasião. Então criamos este movimento para unir forças mesmo, a iniciativa privada, o poder público e toda a sociedade. Precisamos ampliar leitos, e adquirir equipamentos para suportar esse aumento da demanda”, disse a advogada Andréa Lyra Maranhão, porta-voz do movimento.

Hospital de Campanha

A aquisição dos equipamentos é apenas a primeira fase da campanha. A segunda será ajudar o governo na montagem de um hospital de campanha. “Concluída a compra dos equipamentos, estamos nos organizando para um segunda fase, que é ajudar o governo do estado na montagem de um hospital de campanha. O foco é apoiar a montagem dessa estrutura com a ajuda de todos”, ressalta Andrea Maranhão.  Nesse segunda-feira, o governador Renan Filho anunciou que irá transformar o Ginásio do Sesi e o Centro de Convençõesem hospitais de campanha.

 

Como ajudar?

Para ser solidário não precisa muito. Os organizadores ressaltam que “todo valor é bem vindo”.  A colaboração deve ser enviada na conta bancária abaixo:

Banco do Brasil

Agência: 1523-7

Conta Poupança: 238.613-5

Operação 51

Titular: Inst. Diva Doação

CNPJ: 12.955.134/0001-45

 

Informações como comprovante de depósito, nome e CPF dos colaboradores devem ser enviados ao email [email protected], para fins de emissão de recibos.

 

Matéria veiculada no site TNH1.

02 / 04 / 20