13 de abril de 2020

Ações do Sistema Fecomércio Alagoas auxiliam no combate ao coronavírus

Fecomércio atua na defesa dos interesses das empresas e Sesc e Senac reforçam iniciativas solidárias com doações de alimentos, itens de higiene e máscaras cirúrgicas

O Sistema Fecomércio/Sesc/Senac Alagoas, atento aos impactos causados na economia e na vidas das pessoas ante à pandemia do Covid-19 (coronavírus), adotou uma série de medidas e ações no intuito de auxiliar a sociedade a enfrentar esse período.

Antes da publicação oficial do Decreto Legislativo nº 06, que determinou a paralisação das atividades em vários setores a partir do dia 20 de março, o Sistema já havia anunciado a suspensão de ações e projetos com potencial de aglomeração de pessoas. A partir do comunicado oficial do Governo de Alagoas, as entidades reorganizaram suas ações e passaram a atuar no sentido se contribuir para minimizar os efeitos da pandemia.

Nesse contexto, a Fecomércio, representante legal dos empresários do comércio de bens, serviços e turismo de Alagoas, iniciou tratativas com o Governo do Estado a fim de conseguir a flexibilização da suspensão das atividades comercias, mas resguardando as orientações da Organização Mundial da Saúde (OMS). Além disso, encaminhou ao governador de Alagoas e ao prefeito de Maceió pleitos solicitando suspensão e prorrogação de tributos; enviou ofícios para Algás, Equatorial e Casal solicitando suspensão de cobranças por 90 dias e parcelamento; divulgou a projeção econômica do Instituto Fecomércio em relação à crise causada pelo Covid-19 nas empresas; implementou um canal de comunicação com os empresários ofertando um plantão jurídico nas áreas tributárias e trabalhistas e participa do Comitê de Crise Econômica criado pela Secretaria da Fazenda do Estado de Alagoas (Sefaz) para tratar dos impactos econômicos causados pela pandemia. Paralelamente à estas ações, o presidente da Federação, Gilton Lima, vem acompanhando os debates do setor produtivo e participando de reuniões e videoconferências com o governo do Estado e entidades representativas de Alagoas e do Sistema Comércio de todo país.

O Sesc, no período entre os dias entre os dias 27 de março e 3 de abril, promoveu a entrega de 3.279,8 kg de alimentos arrecadados pelo Programa Mesa Brasil e doados a instituições que mantiveram o trabalho assistencial, mesmo com o coronavírus. O programa recebeu a doação de 1.566 ovos de páscoa da multinacional Mondelez e os distribuiu a mais de dez instituições que atendem crianças. A atuação do Sesc também foi mantida em outros segmentos. Na área de saúde e por meio de seus canais (site e redes sociais), a instituição destacou as orientações sobre o coronavírus relacionadas aos cuidados necessários e dicas de higiene. Na cultura, a reunião do projeto Pernoite – Clube Sesc de Leitura foi mantida, mas em formato virtual. Por duas horas, os participantes puderam discutir temas literários utilizando a ferramenta Hangout. Na área do Lazer, foram produzidos vídeos curtos de aulas em diversas modalidades (pilates, treinamento funcional, ginástica aeróbica) e, por meio das redes sociais, o Sesc vem postando dicas de atividades físicas, culturais, lazer, saúde, entre outras, produzidas pela sua equipe. Na Educação, produziu um material no qual pais e responsáveis encontram dicas e atividades, desde tarefas que os pequenos podem realizar para ajudar em casa, até jogos e brincadeiras para distrair toda a família.

O Senac focou na solidariedade e doou mais de 7.500 unidades de itens de limpeza geral e higiene pessoal para entidades assistenciais na capital e no interior do estado; 1.800 máscaras cirúrgicas doadas a hospitais públicos, com o objetivo de contribuir com o trabalho de profissionais de saúde dedicados à assistência a vítimas do Covid-19 (Novo Coronavirus). As indituições beneficiadas foram: Abrigo São Francisco de Assis; Casa de Ranquines; Hospital Escola de Doenças Tropicais Dr. Hélvio Auto; Hospital Escola Portugal Ramalho; Hopital Geral do Estado; Hospital Universitário de Alagoas; Lar Santo Antônio de Pádua e Obra Social Sagrado Coração de Jesus – Lar da Criança Ação por Ação.

 

SERVIÇO

Em Alagoas, mais de 300 instituições sociais são cadastradas Mesa Brasil. Além de alimentos, o programa recebe roupas, calçados e itens de higiene, entre outros. Pessoas físicas e jurídicas podem contribuir levando as doações para:

BANDO DE ALIMENTOS – PROGRAMA MESA BRASIL

Maceió

Rua Santo Antônio, n° 119, no bairro da Levada, em Maceió

Horário especial de atendimento: segunda a sexta-feira, das 9h às 15h.

 

Arapiraca

Em Arapiraca: Rua Manoel Francisco Cazuza, bairro Santa Edwiges

Horário especial de atendimento: segunda a sexta-feira, das 9h às 15h.

O Mesa Brasil também pode buscar as doações. Basta ligar para 82 3221-9440 ou 98752-9926 (Maceió) e 3521-6061 (Arapiraca) para agendar o horário.

 

 

Algumas entregas recentes feitas pelo Mesa Brasil:

 

Alguns donativos e máscaras doados pelo Senac:

13 de abril de 2020