Fecomércio promove o lançamento do Programa Ecos

Colaboradores da entidade foram conscientizados sobre a importância de buscar ações mais sustentáveis

Colaboradores da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de Alagoas (Fecomércio AL) participaram, hoje (29), do lançamento do Programa Ecos de Sustentabilidade. Em junho, no Dia Mundial do Meio Ambiente, aconteceu o lançamento integrado para os colaboradores do Sistema Fecomércio/Sesc/Senac Alagoas, ficando cada casa responsável por implementar as ações do Ecos em suas unidades.

Direcionado ao público interno das três instituições, o programa traz um conjunto de ações planejadas e continuamente checadas. A ideia é que a partir desse monitoramento, os possíveis impactos ao meio ambiente ou à sociedade gerados pelas atividades das instituições possam ser mitigados.

Ao aderir ao projeto, a Fecomércio integrou um grupo gestor composto por membros das três casas, participando ativamente da construção do plano de trabalho. E como não se pode gerenciar algo que não se conhece, o diagnóstico dos processos produtivos realizados pela Federação, gerando um mapeamento das atividades, foi imprescindível para apontar caminhos mais sustentáveis.

A entidade já começou a implementar as mudanças, como a substituição das torneiras tradicionais dos banheiros por modelos com temporizadores; do dispenser de papel toalha interfolhado pelo modelo de bobinas; e o uso de pilhas recarregáveis ao invés das descartáveis. E, a partido do lançamento de hoje, o volume de copos descartáveis deve sofre forte redução, uma vez que cada colaborador recebeu uma caneca para café e um copo para uso individual.