20 de setembro de 2019

Conedes aprova investimentos para ampliação dos hotéis Tropicalis Vivare e Jatiúca

Presidente em exercício, Gilton Lima, participou da reunião que aprovou doze empreendimentos para receber benefícios fiscais do Governo do Estado

O presidente em exercício da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de Alagoas (Fecomércio AL), Gilton Lima, participou nesta quinta-feira (20), da reunião do Conselho de Desenvolvimento Econômico (Conedes). Na ocasião, foi aprovada a concessão de benefícios para mais 12 empreendimentos com atuação em áreas diversificadas, como turismo, indústria alimentícia, plástico e automobilística. Juntos, os empreendimentos injetarão um total de R$121 milhões na economia alagoana com a geração de mais de 3.100 empregos.

A rede hoteleira foi contemplada com a aprovação de benefícios fiscais para duas grandes empresas: o Hotel Tropicalis Vivare – novo empreendimento que se instala em Alagoas, com investimentos na ordem de R$17,5 milhões – e o Hotel Jatiúca, com aporte de R$25 milhões voltados para a modernização e a ampliação da sua área em 96 novas unidades habitacionais. Os benefícios concedidos pelo Governo de Alagoas integram as ações do Programa de Desenvolvimento Integrado (Prodesin).

“Ampliar o número de leitos significa atender bem ao nosso turista e reflete uma demanda natural existente em nosso Estado. Temos um grande potencial turístico e estes investimentos só vêm a confirmar a importância do setor para a economia”, afirma Gilton Lima.

Outros investimentos

Na reunião do Conedes também foi anunciada destinação de R$ 26,6 milhões para a implantação da Amafil, empresa paranaense com destaque na fabricação de farinha de mandioca e derivados, sendo a primeira indústria instalada no Polo de Teotônio Vilela. A cadeia da Química e do Plástico foi contemplada com a autorização de incentivos fiscais para construção da Bel do Nordeste, que investirá R$31 milhões.

Ao lado da empresa de reciclagem Ecoambiental, a produtora de embalagens Portelplas, a Brasil Limpo, e a fabricante de produtos de limpeza, Interlândia, tiveram seu pedido de incentivos aprovados. No segmento automobilístico, a montadora alagoana de carros elétricos, Tuka Motors, foi contemplada com a concessão de benefícios fiscais, apresentando investimento de R$2 milhões e geração de 100 postos de trabalho.

A cooperativa Pindorama e a Frio Sul Indústria e Comércio de Pescado também solicitaram benefícios fiscais. Com a aprovação do Conedes, irão destinar R$750 mil e R$1,5 milhão de investimento, nesta ordem. Ainda entre os processos aprovados está o requerimento de concessão de regime especial para a Impacto Energia, produtora de etanol e energia elétrica, que será responsável pela geração de 1.700 postos de trabalho.

Fonte: Agência Alagoas (com adaptações)

20 de setembro de 2019