18 / 06 / 19

Palestra ressalta a importância do planejamento tributário para as empresas

Evento foi realizado pela Fecomércio em parceria com o Sebrae e apoio do Senac

Organização é fundamental e, quando se trata de empresa, é indispensável em todas as áreas, especialmente na tributária. Para contribuir para que as empresas possam gerir as obrigações tributárias de forma planejada e eficaz, a Fecomércio AL promoveu, em parceria com o Sebrae Alagoas, a palestra “Planejamento Tributário: como otimizar a gestão e reduzir o custo”, com o advogado Pedro Mendonça. O evento aconteceu ontem (17), no auditório do Senac Poço.

Especialista na área, Mendonça explicou que não há como se falar em racionalidade e economia tributária sem falar sobre gestão de tributos e planejamento tributário. Isso porque a gestão consiste na forma eficaz, e não apenas eficiente, de gerir as obrigações tributárias. “Em Administração, as palavras eficiência e eficácia possuem significados distintos. Enquanto eficiência significa fazer de modo certo a coisa, eficácia é fazer a coisa certa”, diferenciou.

Nesse contexto, a Gestão Tributária eficiente seria apenas cumprir corretamente todas as obrigações tributárias, enquanto a gestão eficaz seria, além deste cumprimento, gerenciar os tributos de modo a tornar a carga tributária menos onerosa aos negócios, ao patrimônio e ao quadro societário da empresa.

Somado a isso, o planejamento tributário vem a ser uma observação mais atenta da empresa, de modo a perceber qual a menor tributação que pode ser aplicada. “O planejamento tributário consiste em estudar bem a empresa e analisar previamente as alternativas e os efeitos tributários dos atos e negócios jurídicos, a partir deste estudo, optar por aqueles com menor tributação”, explicou Mendonça.

 

18 / 06 / 19