03 / 01 / 19

Confiança do Empresário do Comércio recua em novembro

Baixa foi de 1,44% em comparação a outubro

Após dois meses consecutivos de alta das expectativas dos empresários do Comércio da capital alagoana, o mês de novembro apresentou baixa de 1,44% ante a outubro. É o que constata a pesquisa do Instituto Fecomércio de Estudos, Pesquisas e Desenvolvimento do Estado de Alagoas, realizada em parceria com a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC).

Quando comparado novembro de 2018 com o mesmo mês de 2017, a queda é de 3,8%. Vale lembrar que, nos últimos anos, novembro vem se firmando como um mês de movimentação no volume de vendas em decorrência da Black Friday. Mas justo nesse período houve queda da confiança do empresário do Comércio. Como explicar? “A explicação é o próprio período. A maior parte das vendas dessa semana intensa de promoções se dá pelo e-Commerce e não por vendas físicas. Isto abala sensivelmente lojistas fixos que não conseguem concorrer em preço e promoções com um setor que possui uma alíquota tributária menor do que a praticada na região”, explica Felippe Rocha, assessor econômico da Fecomércio.

Assim, grandes redes lojistas que possuem e-Commerce ganham enquanto os pequenos lojistas da capital acabam perdendo. Na variação mensal, o indicador das condições atuais de atividade do comércio sofreu redução de 9,7%. E isso se deu porque as condições atuais da economia em novembro apontaram depressão da atividade econômica do Comércio em 13,6%.

Apesar deste cenário, as expectativas futuras são bastante positivas. Primeiro por conta do recente período natalino e, segundo, por conta da mudança no cenário político. Nesse contexto, as expectativas futuras aumentaram 3,9% e a expectativa de crescimento da economia brasileira aumentou 5%. A necessidade de investimentos dos empresários do setor, em novembro, foi reduzida em 1,7%. Ainda que houve ligeiro aumento no indicativo de contratação de novos colaboradores em 0,8%.

03 / 01 / 19