Governador anuncia para 15 de dezembro antecipação do décimo terceiro salário

No dia 7, Fecomércio havia solicitado ao governo essa antecipação

O governador Renan Filho (MDB) anunciou, no início da noite desta segunda-feira (26), a antecipação do pagamento do 13º salário para o dia 15 de dezembro a todos os servidores ativos, aposentados e pensionistas. Com isso, serão injetados na economia alagoana cerca de R$ 300 milhões. No dia 7, a Federação do Comércio do Estado de Alagoas (Fecomércio AL) havia solicitado ao governo essa antecipação.

Na análise da Federação, entre servidores ativos e inativos, o desembolso do governo 10 dias antes do Natal dá tempo hábil para que estes servidores planejem seus gastos, já que parte desse valor deve ser revertido para o consumo no comércio de bens e serviços por meio de presentes e festas de confraternização. Beneficia o setor de turismo também, pois pode ser utilizado para viagens no período de recesso natalino.

“Nesse período, as empresas preparam melhor seus estoques e suas estruturas para atender a demanda que naturalmente cresce, pois é uma data marcada por encontros e trocas de presentes. Por isso, não temos dúvida de que a medida do governo irá impactar positivamente em nossa economia, aquecendo as vendas”, avalia Wilton Malta, presidente da Fecomércio.

Para Malta, a perspectiva de um maior volume nas vendas ainda na primeira quinzena traz certa tranquilidade aos empresários, pois dezembro é um mês com grandes encargos trabalhistas. “A sensibilidade do governo de antecipar, assim como nos anos anteriores, o pagamento do décimo demonstra a preocupação em estimular o desenvolvimento econômico”, avalia ao acrescentar que, como sobre as vendas há recolhimento de impostos, parte do valor injetado deve retornar ao governo para investimentos em áreas como saúde e educação. “A antecipação do décimo é uma medida que beneficia a toda a sociedade”, destaca.

No anúncio de ontem, realizado ao lado do secretário da Fazenda George Santoro, Renan Filho ressaltou que entre os dias 30 de novembro, quando começa o pagamento dos salários da primeira faixa do funcionalismo estadual, e 15 de dezembro, serão injetados cerca de R$ 600 milhões do Tesouro Estadual na economia alagoana. “Isso faz de dezembro um mês em que, aproximadamente, R$ 600 milhões do Tesouro alagoano sejam injetados na economia, o que ajuda a gerar empregos temporários, garante um giro em nosso comércio, no setor de serviços, ou seja, que ajuda a todos a ter um final de ano melhor”, afirmou.