Estado divulga, amanhã, lista de empresas com pendências financeiras

Informação foi noticiada durante reunião realizada na Fiea

A Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo (Sedetur) divulgará, amanhã, uma lista com a relação de empresas atacadistas que possuem pendências relativas ao o Fundo Estadual de Equilíbrio Fiscal no Estado de Alagoas (Fefal). A lista foi repassada pela Secretaria de Estado da Fazenda (Sefaz). A informação foi divulgada pelo assessor da Sedetur, André Luiz Gomes, hoje (26), durante a reunião de diretoria da Federação das Indústrias do Estado de Alagoas (Fiea).

Gomes aproveitou a participação do presidente da Fecomércio, Wilton Malta, e a presença do presidente da Fiea, José Carlos Lyra, para avisar aos gestores sobre a lista para que eles possam comunicar aos seus representados, já que as entidades receberão um ofício, amanhã (27), formalizando a divulgação. De acordo com o assessor, é importante que as empresas constantes do documento procurem regularizar as pendências. “Não significa que estas empresas perderão benefícios”, afirmou ao explicar que um equívoco na folha contábil ou outro motivo pode ter enquadrado a empresa na relação; daí a importância de averiguar o porquê da inserção.

A Fecomércio ficará atenda à veiculação e recomenda que as empresas acompanhem as publicações oficiais da Sedetur e da Sefaz a fim de, havendo necessidade, tomarem as medidas cabíveis para a regularização.

Maceió

A reunião da Fiea contou, ainda, com a participação do prefeito de Maceió, Rui Palmeira, que apresentou suas ações de governo. Rui informou que apresentou à Câmara de Vereadores um projeto de lei propondo uma atualização na Rede Sim, a qual objetiva desburocratizar o licenciamento para a abertura de empresas e, consequentemente, o início do desenvolvimento na cidade de Maceió.

Acompanhando a reunião, a assessora da presidência da Fecomércio, Cláudia Pessôa, ficou satisfeita com o que ouviu. Ele relembrou que em julho de 2017, a entidade havia iniciado uma série de diálogos com o poder municipal a fim de sugerir a implementação da Taxa Simplificada, propondo a desburocratização na forma de pagamento das taxas municipais.

Rui ainda abordou a questão do licenciamento ambiental. Pela legislação vigente, existem empresas da capital que são enquadradas como de alto impacto, mas que em outros municípios, como Fortaleza e Florianópolis, empresas do mesmo porte são consideradas de médio ou baixo impacto. A prefeitura avalia como atualizar a legislação a fim de alterar essa classificação. Rui também falou sobre as tratativas do Plano Diretor que, segundo ele, estão em andamento e teve o suporte do secretário de Economia, Felipe Mamede; e da ampliação dos incentivos tributários que foram apresentados para Jaraguá, os quais podem ser estendidos ao Centro e seus arredores.