18 / 06 / 18

Diretoria da Fecomércio toma posse para a gestão 2018-2022

A diretoria eleita da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de Alagoas (Fecomércio Alagoas) – gestão 2018-2022 – tomou posse hoje (18.06), em solenidade realizada na sede da entidade. A eleição aconteceu no dia 2 de maio, reelegendo a diretoria encabeçada pelo presidente Wilton Malta por unanimidade. Malta continuará à frente da Federação e da presidência do Conselho Regional do Sesc e do Senac Alagoas.

O compromisso na condução da Fecomércio envolve uma diretoria composta por 17 integrantes. Durante a solenidade de posse, foram apresentados alguns dos resultados da gestão como a realização de 48 reuniões de diretoria no período de quatro anos; o Conselho Fiscal se reuniu por 21 vezes. Nos números da gestão constaram ainda as 270 pesquisas realizadas que subsidiaram os empresários, além de mais de 24 mil certificados digitais emitidos, mais de 800 ações de representações e participação em mais de 30 instâncias em conselhos, a exemplo do Tributário Estadual, Fórum de Micro e Pequenas Empresas, Conedes, Fundepes, Conselho Estadual de Política Energética, Cepram, entre outros.

A Fecomércio realizou um trabalho de fortalecimento dos sindicatos filiados apoiando suas ações in loco por meio de capacitação, treinamentos diversos em áreas distintas, apoio aos projetos dos sindicatos. Entre algumas das ações estão o Prêmio Mérito Varejista e o Brincando no Parque.

A gestão também comemorou a filiação do Secovi, em 2016. Entre as ações de representação no eixo político, tem a realização da série de entrevistas com os candidatos ao governo e aos municípios de Maceió e Arapiraca, o Movimento Arapiraca Segura encabeçado por vários empresários e o Sindilojas Arapiraca e a antecipação do pagamento do 13º salário dos servidores públicos do Estado a fim de aquecer as vendas de final de ano.

A gestão 2014-2018 também foi marcada pelo posicionamento contrário com relação ao pacote fiscal, apresentação da agenda tributária, defesa do ordenamento no comércio de Maceió, criação da Frente Parlamentar, café com vereadores com a Frente Parlamentar do município de Maceió. As ações pertinentes à competência dos baços operacionais da Fecomércio sempre contaram com a parceria do Sesc e do Senac.

A Federação também buscou o Governo do Estado que prontamente atendeu ao pleito de regulamentar a realização das feiras itinerantes no Estado. Outra atuação da entidade foi com relação à proposta de projeto de lei que obrigava a contratação de bombeiros civis no município de Maceió em estabelecimentos públicos e privados. A Fecomércio mostrou o quanto iria onerar os custos para os empresários e o mesmo o vetado pelo prefeito. Houve ainda a participação da Federação na reunião com o setor produtivo no Ministério Público Estadual (MPE) sobre a greve dos caminhoneiros.

Malta agradeceu a parceria com Sebrae, CDL e Aliança Comercial, assim como a relação cortês que a entidade mantém com o poder público Executivo, tanto estadual quanto municipal, que recebe as pautas da Fecomércio e busca atender. Os agradecimentos foram estendidos à diretoria da Fecomércio, aos conselheiros do Sistema e aos cerca de mil colaboradores do Sistema Fecomércio/Sesc/Senac Alagoas.

A Federação ainda propôs ao município de Maceió a implantação de uma taxa simplificada e também atuou na construção do novo código tributário e cumpriu agenda com o próprio govenador, Renan Calheiros, e a Sefaz.

Em se tratando de relações institucionais, a Fecomércio foi procurada na época da implantação da Leroy Merlin para atuação em parceria com o Sistema. A entidade organizou o Encontro com prefeitos para ampliar a gestão de relacionamento e uma reunião com a Eletrobras com diversos empresários a fim de solicitar um melhor serviço.

A avaliação do Sistema de Excelência Sindical (Segs) foi aplicada à Fecomércio Alagoas por outras federações e resultou na conquista do Prêmio Estadual da Qualidade. Houve ainda a assinatura do convênio com a Clinaf (trabalho de medicina ocupacional), convênio com o Banco do Brasil para atendimento prioritário para os empresários que precisam de linha de crédito e, com a Desenvolve, para estimular o acesso ao crédito.

A entidade realizou a Campanha do Dia das Mães (Minha Mãe Merece o Melhor Presente) e investiu em ciclos de palestras sobre temas de interesse do empresário; ambas as ações contaram com o apoio do Senac e do Sesc. A Fecomércio tem ainda a participação em feiras e eventos empresariais, como Feira do Empreendedor e Fesuper.

Como ações de incentivos ao desenvolvimento de turismo, houve a posse do Conselho Empresarial de Turismo, na época com a presença do ministro de Turismo, Marx Beltrão.

A gestão da Fecomércio 2014-2018 foi coroada ao ser a primeira capital do Nordeste a implantar os coletores de lâmpadas – Implantação da Logística Reversa de lâmpadas, em Maceió, com 21 pontos, trabalho realizado junto com a Reciclus e a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC).

Com o propósito de movimentar as vendas no comércio no Estado, a Fecomércio articulou um mutirão com a Caixa Econômica Federal com condições especiais para quem precisava regularizar suas dívidas.

A gestão também foi marcada com ações de incentivo à internacionalização e as ações sistêmicas envolvendo a Fecomércio, o Sesc e o Senac, a exemplo da Caravana Fecomércio, que levou ao interior diversos serviços do Sistema e orientação empresarial.

Mudanças

O presidente do Secovi, Nilo Zampiere Junior, destacou que a redução da contribuição sindical leva as entidades a buscarem outros horizontes. “É na dificuldade que encontraremos as saídas. E na crise, muitas vezes, é onde a gente se destaca. No meio privado as empresas também estão tendo que se reinventar. Navegamos em um mar mais revolto, mas o time tem toda condição de sair e se reinventar”, afirmou.

O vice-presidente da Fecomércio, Gilton Lima, citou a crise que afetou o comércio, mas que mesmo diante das mudanças o setor continua contribuindo. O diretor financeiro da Fecomércio e presidente do Sindilojas União, Adeildo Sotero, falou dos ajustes necessários adotados pela entidade a fim de evitar colapsos. “É um desafio implementar os ajustes necessários, mas estamos emprenhados para isso”, afirmou.

O presidente do Sincofarma, José Antonio Vieira, desejou sucesso na gestão. “A nossa missão enquanto liderança é promover e dar condição para que o segmento sobreviva nessa condição de atropelo”, comentou.

A diretora Regional do Senac, Telma Ribeiro, agradeceu o reconhecimento do trabalho. “É um desafio grande articular sindicatos, mas penso que a mensagem fortalece quando se tem iniciativa e apoio”, comentou. Para ela, o momento é para se reinventar, buscar as competências técnicas e o novo modelo de fazer negócio. O diretor Regional do Sesc, Willys Albuquerque, reiterou a fala de Telma e acrescentou que o Sesc  está para contribuir com todo o Sistema e a sociedade alagoana.

Para a presidente do Sindilojas Penedo, Ana Luiza Soares, a prova que o caminho está certo é que não foi apresentada outra chapa para concorrer à eleição da Fecomércio. “É um caminho de busca pela excelência dos nossos trabalhos. Isso tem sido possível. É um cenário bem diferente de quando começamos. São ações simultâneas que estamos plantando e já colhendo”, declarou.

Diretoria

A diretoria eleita Fecomércio Alagoas para a gestão 2018-2022 é composta, entre titulares e suplentes, por Wilton Malta (presidente), Gilton Lima (vice-presidente), Valdomiro Feitosa (2º vice-presidente), Arthur Guillou (vice-presidente), Nilo Zampieri (vice-presidente), Ana Luiza Freire (vice-presidente administrativo), Adeildo Sotero (vice-presidente financeiro), José Vieira (diretor financeiro adjunto), José Antonio Vieira, Ademilton Ferreira e Antônio Jorge (suplentes da diretoria), Manoel Baia, José Carlos Medeiros, Cícero Galdino (conselho fiscal), José Marques, Jailson Ferreira e Walter Vasconcelos (suplentes do conselho fiscal).

18 / 06 / 18