27 de outubro de 2017

Curso sobre eSocial inicia em Palmeira e Maceió

O curso “eSocial: chegou a hora. Prepare sua empresa”, fruto do convênio entre a Fecomércio e o Sebrae Alagoas, para a realização do Programa Sua Empresa Legal no Sped Fiscal, está a todo vapor. A turma em Palmeira dos Índios iniciou no último dia 24 e, em Maceió, no dia 26. A instrutora do Senac que ministra o curso em Palmeira, Danielle Cerqueira, explica que o conteúdo programático aborda, além da definição, abrangência e objetivos, a legislação trabalhista, legislação fiscal e legislação previdenciária.

As Rotinas Operacionais também estão inclusas no programa com as tabelas e informações utilizadas, os eventos iniciais, eventos periódicos e não periódicos, exemplos de layouts e exemplos práticos com base no Manual do E-Social.

Danielle ressaltou que a Adequação Empresarial será abordada com os Processos do Ambiente Interno e Qualidade das Informações. As Tendências e Futuras Implementações serão a etapa seguinte do programa com os Procedimentos de Segurança e Medicina do Trabalho e Substituição de Obrigações Acessórias, além do Cronograma de Implantação e Obrigatoriedade de Transmissão.

Para a instrutora, o diferencial do curso ministrado pelo Senac é o modelo pedagógico adotado pela instituição, pois traz a competência para o ponto central do currículo dos cursos de aperfeiçoamento sendo a competência a própria unidade curricular. “Além da capacidade de identificar e favorecer a aplicação do SPED-eSocial de acordo com as normas vigentes”, explicou.

Segundo Danielle, a não adequação da empresa no eSocial pode acarretar em autuações e multas que irão aflorar com a fiscalização eletrônica com a entrada do eSocial e eventual fiscalização retroativa aos últimos cinco anos.

Por se tratar de um ambiente novo de aplicação das informações, assim como do referido ambiente ser de exclusividade de cada empresa, o curso do eSocial trabalha toda base teórica que cada empresa necessita compreender, bem como exercício que facilitem a aplicabilidade do processo de implantação.

Um dos participantes do curso é o funcionário da Livraria Moderna, Janielson Roberto Bispo de Araújo. Para ele, o curso representa uma oportunidade para que as empresas possam se atualizar com as novas regras do eSocial e evitar algum tipo de prejuízo. “Identifico-me com a área contábil e, nos primeiros dias do curso, já foi possível perceber que serão muitas informações. O próprio eSocial está em fase de aperfeiçoamento”, comentou.

A coordenadora de Recursos Humanos da Valedourado, Ionara Kelly Albuquerque, disse que já fez vários treinamentos sobre o tema e estuda o assunto até porque a empresa em que trabalha deverá se enquadrar ao sistema em breve. “O curso tem correspondido sim. A professora aborda desde o início com a definição e tem que ser assim porque tem gente que desconhece”, observou. Para ela, está sendo uma oportunidade de revisar e agregar outras informações que ela ainda não estava a par.

CONVÊNIO

O convênio promove cursos de capacitação, consultorias e palestras com foco em gestão tributária. Tendo como público-alvo micro e pequenas empresas associadas aos sindicatos filiados à Federação.

“eSocial: chegou a hora. Prepare sua empresa” tem como meta realizar cinco cursos, cada um com carga horária de 20h. A programação inclui módulos sobre os sistemas de escrituração, apuração e recolhimento fiscal. A perspectiva é trabalhar com 100 micro e pequenas empresas, das quais 50 receberão 8h de consultoria especializada.

Os cursos vão acontecer também em Arapiraca, de 20 a 24 de novembro; Penedo, de 27 a 31 de novembro; e União dos Palmares, de 22 a 26 de janeiro de 2018. Outra meta do convênio é capacitar empresários e contadores por meio de um Ciclo de Palestras com a temática Gestão Tributária e Fiscal.

27 de outubro de 2017