31 de agosto de 2017

Fecomércio e sindicatos passam por Avaliação de Consenso 2017

Para agregar uma visão externa e permitir um aprendizado conjunto, a Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de Alagoas (Fecomércio AL) recebeu, hoje (31), a multiplicadora do Sistema de Excelência em Gestão Sindical (Segs) da Fecomércio CE, Geórgia Philomena.  A visita teve como foco a Avaliação de Consenso anual do Segs.

Esta é a segunda vez que a avaliadora analisa os indicadores da entidade. A primeira foi em 2010. Comparando a realidade encontrada nas duas visitas, Geórgia relembrou algumas práticas da época e se disse satisfeita com a evolução apresentada pela Federação. “De 2010 a 2017 houve um grande avanço. Os processos mudaram e as práticas foram se aperfeiçoando, tanto que a Fecomércio ganhou por duas vezes o Prêmio Estadual da Qualidade (PEQ). Isso é um reflexo geral de que a gestão aplicada está trazendo resultados”, analisou ao recordar, por exemplo, a antiga ‘pasta pública’ na rede de computadores que evoluiu para o diretório ‘Gestão à vista’ na intranet, dinamizando as demandas ao acelerar o processo e dispensar o uso de papel.

A visita da avaliadora foi acompanhada pelos multiplicadores da Fecomércio AL, Vagner Cavalcanti e Yara Freire. O vice-presidente, Gilton Lima, prestigiou parte dos trabalhos. A análise documental tem como objetivo averiguar a prática de critérios pré-definidos pelo sistema de gestão. Desde que aderiu ao programa, a entidade vem conseguindo ampliar sua pontuação a cada ciclo.

Sindicatos

Amanhã será a vez dos sindicatos filiados à Fecomércio. Diferentemente dos anos anteriores, quando cada entidade era avaliada individualmente, este ano a avaliação de consenso será coletiva. O modelo já foi adotado em 2016 nos sindicatos filiados à Fecomércio CE e teve bons resultados. A ideia é criar um ambiente que potencialize a troca de experiências e a análise conjunta das práticas.

Para que o resultado seja mais coerente com a realidade de cada entidade, os participantes foram divididos em dois grupos. Pela manhã, serão avaliados os sindicatos sediados na capital (Sincadeal, Sirecom AL, Secovi Al e Sincofarma AL), enquanto à tarde interagem os sindicatos com base no interior (Sindilojas Arapiraca, Sindilojas Palmeira dos Índios, Sindilojas Penedo e Sindilojas União dos Palmares).

31 de agosto de 2017