27 / 07 / 17

Treinamento aborda o eixo representatividade

O papel da liderança e a importância da representatividade estão inseridos no ponto representação, um dos seis eixos estratégicos para a atuação sindical. O foco no eixo representação reuniu colaboradores e presidentes dos sindicatos filiados à Fecomércio AL hoje (27) para discussão, informação, alinhamento e estímulos a ações que venham fortalecer a representação das entidades. O assunto foi abordado pelos assessores técnicos da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), Cristiano Costa e Cristiane Soares. A CNC, por meio do Sistema de Excelência em Gestão Sindical (Segs), tem focado proporcionalmente nos demais eixos: atuação legislativa, produtos e serviços, relações sindicais, atuação gerencial, comunicação, além de representação.

Inicialmente, Cristiano citou a participação da CNC na representação de diversos conselhos, fóruns, entre outros, como introdução ao tema “Atuação estratégica na defesa dos interesses do setor do comércio de bens, serviços e turismo”. “Só a CNC participa de cerca de 200 conselhos e todos têm ligação com a nossa área”, comentou.

Segundo Cristiano, as representações existem para a construção de políticas públicas que, resumidamente, é qualquer ação criada em prol da sociedade. Pode ser uma lei, uma ação social – desde asfaltar uma rua até a criação de uma lei que altera um determinado imposto. “Políticas públicas são qualquer coisa que interferem na sociedade. O que demonstra a importância da nossa participação nesses conselhos”, afirmou.

Nesses locais existem os grupos de pressão que defendem os seus interesses. O assessor da Confederação citou até grupos de empresários que podem ser divididos a depender do interesse. Além da questão de vários grupos de instância de representação, existem diversos temas, grupos de pressão e o desafio da velocidade das mudanças. A velocidade pode ser constatada ao considerar que 80% do conhecimento da sociedade atual foi criado por pessoas que ainda estão vivas.

Em 2005, nasceu o Youtube que por minuto recebe cem horas de vídeo. É a principal mídia para muitas crianças e adolescentes. “A internet traz uma mudança muito grande. As pessoas assistem o que querem e na hora que querem”, comentou Cristiano para exemplificar a velocidade das mudanças. No mesmo ano, várias previsões foram colocadas em relação à internet. Dentre elas, que teria maior poder de influenciar as decisões pessoais e corporativas. Outras previsões foram: a internet fortalecerá a democracia participativa e levará a decisões políticas mais transparentes. As previsões colocadas se concretizaram.

Os assessores foram taxativos ao defender que o desafio é representar bem tendo como norte quem somos e para que existimos. CNC, Fecomércio e sindicatos têm a representação legal pela força da lei, ou seja, a legalidade de representar o setor. A vulnerabilidade e as ameaças existem, mas é necessário ficar atentos para acabar ou minimizá-las. “Uma das forças do Sistema é a sinergia e a interdependência. Fazemos parte de um Sistema como um corpo”, declarou Cristiano, referindo-se a Fecomércio, Sesc, Senac e os sindicatos.

Um levantamento da Universidade de Michigan sobre os dez maiores perigos para a humanidade foi citado durante o treinamento a fim de enfatizar a importância da liderança. Conforme o levantamento, o primeiro perigo seria um acidente nuclear. Na sequência, uma epidemia e depois a qualidade da administração e liderança das instituições, isto é, o terceiro ponto que pode acabar com a raça humana.

As lideranças do Sistema existem para defender os interesses do setor do comércio de bens, serviços e turismo. “Então, precisamos fortalecer as nossas lideranças”, disse. Por isso, a CNC implantou a Rede Nacional de Representações do Sistema Confederativo do Comércio (Renar) com todos os representantes e gestores de representação para chegar a um nível mais eficaz de comunicação, resultados melhores e defender melhor o Sistema, considerando como peça chave o representante. E para ser representante, segundo Crisitiano, é preciso ter habilidades.

Para os assessores, o CHA (Conhecimento, Habilidade e Atitudes) pode ser acrescido para CHAVES (Valores, Entorno). Quando se reporta à habilidade, se destacam cinco pontos (agilidade e iniciativa, jogo de cintura, equilíbrio emocional, comunicação e habilidade interpessoal e negociação). Sobre atitudes requer monitorar, prestar contas com relatórios, análises e informações qualificadas, conhecer os anseios dos representados, defender posições, planejar e executar.

Cristiane deu sequência abordando como influir nas Políticas Públicas, com a palestra “Relações institucionais”. A identificação de problemas, a formação de agendas públicas, a formulação e a legitimidade das políticas públicas selecionadas, a implementação e a avaliação dos impactos das políticas públicas foram detalhadas, enfatizando a importância de cada uma. Inclusive, apontando como sua aplicação pode agir no sentido de reduzir a burocratização que tanto afeta o setor produtivo. De acordo com ela, as políticas públicas para o setor produtivo são multissetoriais.

As implicações da falta de estímulo à qualificação profissional é um dos motivos pelo fato de o Brasil ter uma baixa produtividade no ranking mundial. Segundo Cristiane, isso ocorre por diversas questões, a exemplo do baixo nível educação.

No período da tarde, houve um workshop sobre “Definição de metas e estratégias para o exercício das representações”. Participaram do treinamento os colaboradores do Sindilojas Arapiraca, Sindilojas União, Sindilojas Penedo, Sindilojas Palmeira, Secovi, Sincadeal, Sincofarma e Sirecom. Além dos diretores regionais do Sesc, Willys Albuquerque, e do Senac, Telma Ribeiro. Os presidentes do Sindilojas União, Adeildo Sotero, que deu as boas-vindas aos assessores da CNC e abriu os trabalhos também participou. Além dos presidentes do Sincofarma, José Carlos Medeiros, e do Sindilojas Penedo, Ana Luiza Soares.

27 / 07 / 17