Fecomércio toma posse no Conselho Municipal de Turismo

A primeira reunião do ano do Conselho Municipal de Turismo de Maceió aconteceu ontem (21), no Sebrae, e foi também a posse dos conselheiros titulares. A Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de Alagoas (Fecomércio AL) tomou assento tendo como titular a assessora legislativa, Cláudia Pessôa, e o multiplicador do Segs, Vagner Cavalcanti. Na oportunidade, houve a apresentação das ações e projetos da Secretaria de Promoção do Turismo (Semptur) ao Conselho.

Composto por 20 membros titulares, o Conselho é um órgão que trata das políticas públicas para o turismo em Maceió. O órgão existe desde 1996. No decorrer desse período, passou um tempo desativado e retomou as atividades em 2013 com um novo disciplinamento.

A secretária-adjunta da Semptur, Luciana Sagi, afirmou que a secretaria tem duas grandes frentes de atuação: o marketing e a promoção do destino Maceió. Durante a apresentação, foi citado o projeto em parceria com o Fundo Multilateral de Investimentos do Banco Interamericano de Investimentos com foco na cadeia produtiva do sururu junto às comunidades tradicionais da lagoa e Vila dos Pescadores.

Outro ponto abordado foi o Plano Especial de Desenvolvimento do Turismo da Sub-região de Ipioca e do Pontal da Barra que aponta o diagnóstico das principais demandas de infraestrutura e serviços e implantações de ações coordenadas para o desenvolvimento induzido da atividade turística nos bairros citados.

Além da Fecomércio, integra o Conselho representantes de todo o Sistema Fecomércio, ou seja, o Sesc e o Senac. O órgão é composto ainda pelo Sebrae, SHRBS, ABIH, Maceió Convention, CBTU, Sedetur, Fundação Municipal de Ação Cultural, entre outros.