Comitiva alagoana participará do Congresso Nacional de Sindicatos Empresariais

Dirigentes, assessores e colaboradores da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de Alagoas (Fecomércio AL) participarão, entre os dias 23 a 26 de maio, do 33º Congresso Nacional dos Sindicatos Empresariais do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNSE), no Centro de Convenções do Estado da Paraíba, em João Pessoa.

logo-cnse-joao-pessoa

O evento contará com programação técnica com palestras, exposições, workshops e apresentações de práticas bem sucedidas de sindicatos em todo o Brasil. Um city tour histórico pelo lagoa e Igreja São Francisco e o espetáculo do pôr do sol ao som do Bolero de Ravel fazem parte da programação social.

Para o presidente da Fecomércio AL e do Sindilojas Arapiraca, Wilton Malta, a participação da comitiva alagoana é importante porque o evento abordará temas atuais e de interesse do setor ao debater a atual situação política do Brasil e seus efeitos na economia e nas empresas.

Temas

No dia 24, a programação técnica terá início com as reuniões de Assessores Jurídicos, Executivos e de Comunicação e Marketing. A abertura solene com o desfile das bandeiras dos Estados acontecerá às 19h, no Teatro Pedra do Reino, no próprio Centro de Convenções de João Pessoa.

A palestra ‘O Estado da Paraíba’, com o governador Ricardo Vieira Coutinho, abrirá a programação do dia 25. A palestra seguinte será ‘Reforma Trabalhista e valorização da Negociação Coletiva’, com o professor Doutor José Pastore, da Universidade de São Paulo (USP). Os paineis ‘O comércio e a economia brasileira’, com os debatedores Marcelo Maia (Sec. Com. Serviços MDIC – DF), o economista Carlos Thadeu de Freitas (CNC – RJ) e o empresário Mário Gazin (PR); e ‘A importância da fidelização dos associados no fortalecimento dos sindicatos’, com Diogo Chamun (RS), Paulo Kruse (RS) e José Carlos Palma Ribeiro(GO) comporão parte da programação. Este último terá como um dos coordenadores o presidente da Fecomércio AL, Wilton Malta.

Também no dia 25 acontecerão as discussões das comissões temáticas sobre Shopping Centers, Comércio de Rua, Código Comercial, Comércio Eletrônico e Inovações, Negociações Coletivas e Administração Sindical.

O congresso se encerrará no dia 26 trazendo os painéis ‘O turismo e o comércio viajam juntos’, tendo o Ministro Marx Beltrão entre os debatedores; e ‘Fonte de custeio da atividade sindical’, com os deputados Bebeto (BA) e Deputado Laércio Oliveira (SE) entre como alguns debatedores. A palestra ficará por conta de Demétrio Magnoli, com o tema ‘Ética, política e empresas’.

Questões jurídicas que afetam o empresário e os sindicatos do Comércio’, ‘Ações administrativas e gerenciais em sindicatos’, Ações de comunicação e marketing em sindicatos’ e ‘Questões gerais dos sindicatos e do movimento empresarial do comércio’ serão os temas dos Talk Shows, encerrando a programação técnica do evento.

O 33º CNSE é uma realização do Sindicato do Comércio Varejista de João Pessoa (Sindilojas João Pessoa), com apoio da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), da Fecomércio PB, do Sebrae e de sindicatos empresarias Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado da Paraíba.