Confiança do empresário do comércio de Maceió cai pelo 4º mês consecutivo

Pesquisa realizada pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) e divulgada pelo Instituto Fecomércio de Estudos, Pesquisas e Desenvolvimento do Estado de Alagoas (IFEPD) avalia a confiança dos empresários do setor de comércio de Maceió. De acordo com os dados levantados, o Índice de Confiança Empresário do Comércio de Maceió (ICEC) registrou queda pelo quarto mês consecutivo.
Entre janeiro e fevereiro, o indicador caiu 4%, passando de 127,00 para 121,4 pontos. De acordo com avaliação do Instituto Fecomércio, os dados revelam que os empresários do setor estão ainda desconfiados em relação à dinâmica da economia brasileira. Esta desconfiança decorre das indefinições de início do ano, das notícias sobre a inflação e da especulação sobre o desempenho da economia para 2014.

Indicadores
A análise do ICEC é composta pelo Índice das Condições Atuais do Empresário do Comércio (ICAEC), Índice de Expectativa do Empresário do Comércio (IEEC); e Índice de Investimento do Empresário do Comércio (IIEC). Cada um deles é composto por outros indicadores que dão uma visão mais aproximada sobre a situação e expectativas dos empresários do setor de comércio.
A pesquisa revelou que, apesar da confiança do empresário ter sofrido uma queda, a categoria está mais propensa a realizar contratações, uma vez que o Indicador de Contratação de Funcionários (IC) alcançou 112,8 pontos. Em janeiro, o registro foi de 109,3 pontos.
Também teve elevação a Expectativa das Empresas Comerciais (EEC) que, além de superar os 158,3 pontos de janeiro, ainda ficou acima da pontuação de dezembro de 2013 (160,2), pois registrou 163,1 em fevereiro.