9 de dezembro de 2013

Mais de 3 mil alunos são formados pelo Pronatec em Arapiraca

A primeira formatura do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico (Pronatec) no Agreste alagoano, pelo Senac, reuniu 3.483 novos profissionais. A conclusão do curso dos alunos de Arapiraca e municípios circunvizinhos, totalizando nove cidades, foi comemorada não apenas pelos recém profissionais, mas também pelo presidente do Sistema Fecomércio/Sesc/Senac, Wilton Malta, e a diretora Regional do Senac, Telma Ribeiro. Formandos e o Sistema receberam os cumprimentos do presidente do Congresso Nacional, senador Renan Calheiros (PMDB/AL), o presidente nacional da Caixa Econômica Federal, Jorge Hereda, que representou a presidente da República Dilma Rousseff, e outras autoridades. A cerimônia foi realizada no Ginásio Municipal João Paulo II.
A formatura foi prestigiada também pelo senador Fernando Collor de Mello (PTB), o vice-governador do Estado, José Thomaz Nonô (DEM), a prefeita de Arapiraca, Célia Rocha (PTB), o superintendente da CEF em Alagoas, Herbert Buenos Aires, o deputado estadual Ricardo Nezinho (PMDB), o ex-prefeito de Arapiraca, Luciano Barbosa (PMDB), prefeito de Santana do Ipanema, José Mário da Silva, a prefeita de Campo Alegre,Pauline Pereira, a diretora Técnica, Cícera Paiva, a diretora de Administração e Serviços, Ivanilda Mendes, o gerente da Unidade Senac Arapiraca, Carlos Pessoa, a diretora em exercício do Sesc, Adriana Chagas, e a gerente da Divisão de Saúde e Lazer do Sesc, Clea Costa, e vários secretários municipais de Arapiraca.
Hereda falou em nome da presidente Dilma Rousseff e dos ministros Aloizio Mercadante (Educação) e Tereza Campello (Desenvolvimento Social e Combate à Fome). Segundo ele, são 3.490 municípios brasileiros inseridos no Pronatec e o governo prevê a qualificação de 8 milhões de pessoas até 2014. “Dilma pediu para dar um abraço a cada um de vocês [formandos], ao parceiro Senac e as prefeituras”, afirmou. Ele aproveitou também a visita em Arapiraca para participar da inauguração do Conjunto Nossa Senhora Aparecida.
O vice-governador do Estado, Thomaz Nonô, afirmou que o governo tem a responsabilidade de trabalhar unido com a iniciativa privada para promover o crescimento do Estado. “Os cursos aconteceram sob a supervisão competente do Sistema S. Aqui representada pelo Wilton Malta para preparar esses jovens para a vida”, ressaltou.
A diretora Regional do Senac, Telma Ribeiro, explicou que as prefeitura municipais parceiras encaminham os cadastros dos alunos interessados e oriundos de programa sociais do Governo Federal, como o Bolsa Família. “Os cursos aplicados são com base na vocação econômica do município e os alunos recebem uma assistência estudantil para as despesas com transporte e alimentação de R$ 2 por hora aula”, explicou. A parceria prevê ainda que, já qualificados, o cadastro dos novos profissionais seja enviado ao Sistema Nacional de Emprego (Sine).
Os formandos eram de várias faixas etárias e cursos de áreas distintas, a exemplo de Cabeleireiro, Frentista, Auxiliar Administrativo, Recepcionista, Vendedor, entre outros. A idade mínima para participar do Pronatec é 16 anos. A contribuição do Senac na formação profissional em Arapiraca atuou em outras situações como na qualificação de 700 mão de obra que foram absorvidas pelo Arapiraca Garden Shopping.
Em sua fala, o presidente do Sistema Fecomércio, Wilton Malta, destacou que o Senac é o principal responsável pela preparação de profissionais para o setor do comércio de bens, serviços e turismo e destacou a importância do Senac na adesão ao Pronatec. “Os programa sociais reforçam o compromisso do Senac com a educação profissional, oferecendo oportunidades de um futuro melhor para todos”, comentou Malta.
CERIMÔNIA
O aluno Pronatec José Vitor Santos Silva fez o juramento representando todos os formandos do programa e emocionou os recém profissionais ao se comprometer a honrar o aprendizado adquirido e garantir empenho enquanto profissional.
O orador da turma, Natanael Quirino dos Santos, “tudo nos foi possibilitado em conhecimento. Daqui para frente o mercado pode esperar profissionais motivados para as oportunidades de trabalho”, destacou.
A formanda Maria Adriele dos Santos, 26 anos, teve a carteira assinada simbolicamente durante a cerimônia pelo Restaurante Divino Fogão. Durante cinco meses, ela fez o curso no Senac de Padeiro/Confeiteiro. Em seguida, foi indicada pela instituição de ensino para participar de uma seleção na qual foi escolhida e participou de um treinamento em São Paulo.

9 de dezembro de 2013