18 / 11 / 13

Caravana dos 65 Anos do Sistema Fecomércio encerra suas atividades em Maceió

Depois de percorrer sete municípios alagoanos, a Caravana dos 65 anos do Sistema Fecomércio encerrou suas atividades nesta segunda (18/11), no Calçadão do Comércio, em Maceió. Além de oferecer atividades recreativas, o evento contou com ações nas áreas de saúde e embelezamento, como aferição de pressão, glicemia e corte de cabelo; tudo realizado de forma gratuita.

A novidade para esta edição foi a oferta de um city tour pelo Centro da capital. Um ônibus com capacidade para 45 pessoas e com acompanhamento de uma guia turística conduziu os interessados para um circuito cultural que incluía prédios históricos como a Igreja de São Gonçalo, a Praça dos Martírios, Museu Theo Brandão e o Teatro Deodoro, dentre outros.

“A ideia foi apresentar lugares que as pessoas passam todos os dias e não sabem o que é. Um exemplo disso é a Praça dos Martírios que, na verdade, chama-se Marechal Floriano Peixoto e tem esse nome por ter sido alagoano e o segundo presidente da República. Passamos informações de forma leve para despertar nessas pessoas um olhar diferenciado aos prédios que estão acostumados a ver”, destacou Apolinário Júnior, coordenador de Turismo Social do Sesc. Além do conhecimento cultural, o passeio turístico também contou com um quiz sobre as informações passadas e distribuição de brindes.

Atividades

No último dia de ações da Caravana, o foco maior foi nas atividades de saúde e embelezamento. Tanto o Sesc quanto o Senac realizaram aferição da pressão e medição de glicemia. Um dos que aproveitaram os serviços foi Josenildo dos Santos, funcionário público. “Tem tempo que não faço exames. Estava passando e, assim que vi acabei parando para medir a pressão e a glicose. Foi uma boa oportunidade”, falou.

A dona de casa Genaldi Lima também se beneficiou com a ação. Enquanto dava um tempo nas coisas que precisava resolver no comércio, ela aproveitou para cortar o cabelo. Com o mesmo interesse, Gilzete Serafim se programou para ir ao calçadão e aproveitar o corte gratuito. “Trabalhei logo cedo e fui ao curso. Assim que folguei vim aqui para cortar o cabelo, mas acabei fazendo tudo. Já passei pela medição da pressão e da glicose e agora aguardo o corte”, relatou.

Aos interessados em reaproveitamento alimentar, a equipe do Mesa Brasil promoveu a degustação de bolos que, entre seus ingredientes, tinham partes que normalmente as pessoas descartam no preparo de alimentos, como talos e cascas. E para as crianças, além da recreação com pula-pula, dama e xadrez gigante, uma boca inflável auxiliava nas orientações sobre uma boa higiene bucal.

Enquanto usufruíam das atividades, os participantes puderam assistir a apresentação da peça teatral ‘Rosas, Carroças e Drama’, da Invisível Companhia de Teatro, e ouvir o MPB da cantora Andréa Moraes.

Esse foi o último dia da Caravana, que desde o dia 06/11 percorreu as cidades de Delmiro Gouveia, Santana do Ipanema, Palmeira dos Índios, Arapiraca, São Miguel dos Campos, Penedo, União dos Palmares e Maceió.

18 / 11 / 13