12 de novembro de 2013

Caravana do Sistema Fecomércio mobiliza São Miguel dos Campos

Dando continuidade à programação, a Caravana dos 65 anos do Sistema Fecomércio/Sesc/Senac visitou, na tarde de ontem (11/11), a cidade de São Miguel dos Campos. Com o apoio da Prefeitura Municipal, a equipe de colaboradores transformou a Praça da Matriz num espaço multidisciplinar.
Em meio às ações educativas, recreativas, embelezadoras e de orientações à saúde promovidas pela Caravana, a edição de São Miguel contou com a participação de profissionais da saúde do município, que realizaram a vacinação contra a gripe, auferiram a pressão arterial e distribuíram preservativos.
O presidente do Sistema, Wilton Malta, agradeceu o apoio da administração municipal e reforçou, junto aos presentes, o papel das entidades que compões a defesa do comércio de bens, serviços e turismo do Estado de Alagoas. “Estamos presentes em grande parte do interior do Estado com diversas atividades, levando cultura, ações sociais e qualificação profissional. Aqui em São Miguel dos Campos tivemos a oportunidade de trazer unidades móveis, a exemplo do OdontoSesc que promoveu saúde bucal para os comerciários e para a família dos comerciários. A vinda da caravana é uma forma de agradecer a parceria que sempre tivemos e a qual acreditamos que iremos continuar a ter”, disse.
Representando o prefeito, o presidente da Câmara Municipal de Vereadores, Jó Clemente, destacou a importância das ações sistêmicas no interior. “É com muita alegria que recebemos a família Fecomércio; entidades que vêm presentear os municípios. São Miguel dos Campos e diversos municípios precisam dessa parceria. Nossa Administração espera outras vezes o Sistema Fecomércio para abrilhantar mais a cultura e o desenvolvimento da nossa sociedade”, pontuou.

Diversidade cultural
Entre as diversas atividades, uma das mais concorridas era a BiblioSesc, unidade móvel de biblioteca. Com aproximadamente três mil títulos e gêneros variados, o acervo é composto por obras da literatura brasileira, estrangeira e alagoana, romances, literatura infantil, gastronomia e comportamento, dentre outros.
Para a auxiliar administrativo Helena Andrade, responsável pela biblioteca, a unidade volante estimula a comunidade e contribui para novos conhecimentos. “A leitura é fundamental para o desenvolvimento do indivíduo. Trazer nosso acervo foi importante, pois muitas das cidades que a gente passou não tem biblioteca e, com a vinda do BiblioSesc o movimento foi intenso e as pessoas que frequentaram ficaram entusiasmadas”, enfatizou, acrescentando que também é uma oportunidade das pessoas conhecerem as obras dos autores de nossa terra.
Durante toda a tarde, a programação cultural foi intensa. A banda de música Maestro Bráulio Pimentel iniciou as apresentações com a suavidade do som instrumental. Também subiram ao palco as crianças do Peti com a dança africana Maco Lelê, a roda de capoeira e embaixadinhas; o MC Boo e os grupos de hip hop Perfec Moment e Resgate Crew; as meninas do Dynamus Ballet Contemporâneo; o MPB de Ray Rocha, que apresentou algumas de suas composições; e o espetáculo teatral ‘Rosas, Carroças e Drama’, da Invisível Companhia de Teatro e que se baseia no livro Primeiras Estórias, de Guimarães Rosas. O evento ainda teve uma exposição de peças feitas com material reciclado e exibição de técnicas da arte marcial do Jiu Jitsu.
As atividades da Caravana foram encerradas ao som de Andréia Moraes. Nesta terça-feira, dia 12, será a vez de Penedo receber as ações do Sistema e, na quarta-feira, dia 13, as atividades acontecerão em União dos Palmares.

12 de novembro de 2013