25 / 09 / 13

Shopping de Arapiraca será inaugurado nesta quarta-feira

Será inaugurado nesta quarta-feira (25), na cidade de Arapiraca, o Pátio Arapiraca Garden Shopping, o primeiro shopping de grande porte do interior do Estado. Com uma área total com mais de 60.000m², o novo shopping terá 204 lojas, uma praça de alimentação com mais de 20 restaurantes (incluindo fast-food), seis salas de cinema e mais de duas mil vagas de estacionamento.

Estima-se que o empreendimento produzirá cerca de três mil empregos diretos e outros três mil indiretos, atendendo a um público estimado de 640 mil consumidores das regiões do Agreste, Sertão e Baixo São Francisco em Alagoas, e vai gerar – aproximadamente – R$ 10 milhões por ano em impostos para a cidade de Arapiraca.

O shopping será um dos maiores das cidades interioranas do Nordeste, com um investimento total aproximado de R$ 230 milhões, e já tem uma ampliação planejada para 2016 – até lá, serão mais 104 lojas.

Na primeira etapa, apenas 21 lojas estarão funcionando, além de outras sete na Praça de Alimentação. De acordo com a administração, a previsão é de que até o Natal todas as demais lojas estejam em plena atividade, assim como as salas de cinema.

Na análise do presidente do Sindilojas Arapiraca, Wilton Malta, o empreendimento repercutirá no setor varejista. Isto porque o comerciante que se estabelece na cidade pelo shopping chega com uma visão arrojada, tanto na forma de administrar quanto na maneira como atrair os clientes, o que requer uma mudança por parte do empresário local. “Os empresários devem buscar formas modernas de gestão e soluções que os tornem competitivos em face da concorrência das franquias e de grandes redes varejistas que chegam a Arapiraca. O modelo tradicional de administração de uma empresa familiar deve ser revisto. O mercado muda e o empresário deve acompanhá-lo”, enfatiza.

Competitividade

Para se tornar competitivo diante de franquias e grandes marcas, é importante que o empresário saiba se projetar e, um dos meios de conseguir isso é fazer uso das mídias sociais para conquistar o público local. Embora as grandes marcas também o façam, é mais difícil para elas manter perfis sociais focados exclusivamente no público da cidade.

Além disso, manter-se engajado em assuntos de interesse da comunidade também auxilia nesse processo. Ficar atento aos eventos da cidade e apoiar aqueles que têm como objetivo o mesmo público-alvo irá fortalecer a marca. Outro aspecto positivo é a possibilidade de poder vender algo novo a qualquer momento e, também, de se especializar num nicho de produtos.

25 / 09 / 13