Ginástica laboral melhora a saúde do funcionário e aumenta a produtividade

Passar horas sentado ou em pé, para fazer a mesma atividade o dia inteiro são problemas muito comuns para os trabalhadores em geral. Dores musculares, má postura, estresse e a temida Lesão por Esforço Repetitivo (LER), todos esses problemas podem ser evitados com a Ginástica Laboral, a qual tem -no máximo- 30 minutos de duração.
A Ginástica Laboral é um tipo de atividade física destinada aos colaboradores para que seja praticada no próprio local de trabalho. Segundo o fisioterapeuta Tâminez Farias, os profissionais que realizam essa modalidade devem adaptar as atividades físicas à função desempenhada pelo funcionário. “Por exemplo: uma pessoa que trabalha muito tempo num escritório sentada e uma que trabalha muito tempo em pé terão exercícios diferentes, mais direcionadas às suas atividades ocupacionais e, dessa forma, atendendo a cada necessidade particular”, explica.
De acordo com o fisioterapeuta, a ginástica laboral traz benefícios para os dois lados da relação de trabalho. “Para o funcionário, uma melhor qualidade de vida;en-quanto para a empresa,um funcionário mais produtivo além da redução dos custos com assistência médica e psicológica”, analisa.
Teoria Aplicada
Uma das empresas que aderiu ao programa de ginástica adaptado ao ambiente de trabalho foi a Casa do Médico. A iniciativa surgiu como uma das medidas de investimento na saúde de seus profissionais.
Para realizar esse trabalho em sua loja e demais dependências do estabelecimento, a empresa contratou o Sesc. A entidade dispõe de uma equipe de profissionais especializados e, para desempenhar esse trabalho, cobra uma taxa anual correspondente ao número de funcionários. Os exercícios são supervisionados por um educador físico uma vez por semana, mas -durante a atividade- o profissional de saúde passa uma “tarefa”: os colaboradores devem praticar alguns exercícios sozinhos durante o expediente; uma forma de potencializar os efeitos das atividades.